Mazurkiewicz, ex-goleiro do Atlético, morre em Montevidéu

Wallace Graciano - Do Portal HD
02/01/2013 às 09:13.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:13
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

O futebol mundial perdeu um deus maiores ícones. Morreu na madrugada desta quarta-feira (2), o goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz, que foi eleito o melhor jogador da posição na Copa do Mundo de 1970, e vestiu a camisa do Atlético entre 1972 e 1974. O lendário arqueiro, que tinha 67 anos, estava internado desde o dia 24 de dezembro, devido a complicações respiratórias e problemas renais.

Tão logo foi anunciada sua morte, companheiros de profissão e personalidades lamentaram a morte do ex-goleiro da Celeste Olímpica: "Acaba de acontecer o falecimento de Ladislao Mazurkiewicz. Não tenho palavras, apenas tristeza imensa, QEPD", escreveu no Twitter o também ex-arqueiro Fernando Alvez.

Uma lenda debaixo das traves

Mazurkiewicz é um dos ícones da posição na história do futebol. Ele iniciou sua carreira no Racing de Montividéu, porém foi no Peñarol que cravou seu nome na história. Com a camisa aurinegra, ele foi campeão da Taça Libertadores da América e da Copa Intercontinental, em 1966, quando deixou para trás o temido Real Madrid. 

Suas boas atuações em baixo dos postes lhe renderam o direito de defender as cores da Celeste Olímpica em três Copas do Mundo (1966, 1970 e 1974), totalizando 13 jogos disputados. No Mundial do México, ficou marcado pelo drible de corpo que Pelé lhe deu na entrada de sua área, em uma das semifinais do torneio. Ainda naquele jogo, o eterno camisa 10 do Santos quase fez um gol ao aproveitar tiro de meta mal cobrado pelo arqueiro uruguaio.

No final de 1971, Mazurkiewicz deixou o clube aurinegro para vestir a camisa do Atlético, sendo tachado de traidor pela fanática torcida do Peñarol. O arqueiro defendeu o Galo em 89 oportunidades, sofrendo 67 gols. Após a Copa do Mundo de 1974, foi a vez de anunciar o final de seu vínculo com o clube mineiro e seguir para o Granada, da Espanha. Ele também atuou pelo Cobreloa, do Chile, e pelo América de Cáli, da Colômbia, antes de retornar ao Peñarol, onde encerrou a carreira, em 1981.

Até meados deste ano, Mazurkiewicz atuava como treinador de goleiros do Peñarol. Com o clube uruguaio, conquistou o título do Torneio Clausura do campeonato Nacional em 2010.

Confira um vídeo que retrata a carreira do lendário goleiro uruguaio

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por