“Me espelho muito no Cristiano Ronaldo, por conta da trajetória que ele fez”, diz Matheus Pereira

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
09/02/2016 às 09:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:21
 (Divulgação)

(Divulgação)

O jogador brasileiro, de 20 anos, foi revelado pelo Sporting e é, atualmente, uma das opções do treinador Jorge Jesus para a campanha dos “leoninos”. Os alviverdes lideram o campeonato local e têm a chance de encerrar um jejum de 13 anos sem o título.

Você nasceu em BH, jogou em Governador Valadares e se mudou para Portugal. Em que contexto ocorreu essa mudança?
Eu vim para Portugal com 12 para 13 anos. Meus pais migraram devido às condições no Brasil. Eles vieram primeiro e eu fiquei morando no Brasil cerca de um ano. Depois, minha mãe regressou ao Brasil e levou a gente para Portugal.

Quais foram suas experiências no futebol de Minas? Chegou a fazer teste em algum clube daqui?
Fui morar na casa dos meus avós e tios. Em Portugal, o meu pai entrou em contato com o Ricardo Drubscky (treinador), que era diretor da base do Cruzeiro, e conseguiu um teste para mim. Fiquei um mês lá e parei de ir por ser muito longe de casa, ser perigoso ir à noite. Essa foi uma das experiências que tive em BH. Joguei também no Democrata e no Filadélfia, ambos de Governador Valadares.

E como o Sporting surgiu na sua vida?
Fui descoberto pelo Sporting através de um olheiro que me treinava em outro clube de Portugal (Trafaria). Ele me levou para fazer testes no Sporting.

Verdade que você foi lapidado pelo Aurélio Pereira, caça-talentos do Sporting, que descobriu Figo, Nani e Cristiano Ronaldo?
É, mas não foi só o Aurélio Pereira. Vários trabalharam comigo nas categorias de base. Me transformaram e ajudaram a melhorar.

Como é trabalhar com Jorge Jesus, um treinador bastante respeitado na Europa pelo trabalho no Benfica?
Trabalhar com ele é maravilhoso. É uma referência, tem bastante títulos na carreira e consegue passar excelentes coisas para os jogadores.

Você em se destacando na Liga Europa. Chegou a ser eleito para a seleção da rodada. Como vem sendo a transição do Sporting II para o time principal?
Comecei a temporada na equipe B, mas logo subi para o time principal. Fui titular em alguns jogos e venho sendo a aposta do mister (Jorge Jesus), apesar de ainda não ser um titular da equipe. O assédio aumenta e a cobrança é maior. Na equipe B não tem a mesma intensidade que a equipe A.

A CBF adotou uma estratégia para monitorar os jovens brasileiros fora do Brasil, a fim de evitar naturalização. Você foi procurado? Cogita defender a seleção portuguesa?
Quando o Alexandre Gallo estava no comando da sub-20 ele esteve aqui em Portugal para conversar comigo. Mas, depois que ele caiu (maio de 2015), não tive contato com ninguém. Claro que existe a possibilidade de me naturalizar português. Já tenho sete anos no país.

Você tem uma multa rescisória de 60 milhões de euros. Chegou a negociar com o Mônaco e o Sporting evitou sua saída. Como você lida com essa valorização do clube português?
Em referência à multa milionária, é algo que mostra que o Sporting está me valorizando e me sinto honrado por isso. Sinto que tenho sido uma aposta do clube e estou muito grato por tudo que o Sporting tem feito por mim, pela aposta que fazem no meu futebol.

Entre Figo, Nani e Cristiano Ronaldo, quem é o seu espelho? Já teve contato com algum?
Eu conheci o Nani no ano passado, aqui no Sporting. Mas não é uma pessoa próxima a mim. Eu me espelho muito no Cristiano Ronaldo, por conta da trajetória que ele fez no futebol. Somente por isso.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por