A Mercedes afirmou nesta quinta-feira que encara o julgamento do Tribunal Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como uma "oportunidade" para explicar o teste realizado com a Pirelli, em maio, em Barcelona. A atividade foi contestada por outras equipes e será motivo de análise pelo Tribunal.
"A Mercedes-Benz reconhece a decisão da FIA de levar o teste da Pirelli diante do Tribunal Internacional", registrou a equipe, em nota oficial. "Nós agradecemos a oportunidade de explicar todos os fatos sobre o teste de forma aberta e transparente no Tribunal".
A equipe de Lewis Hamilton e Nico Rosberg disse ainda confiar na seriedade do julgamento, que ainda não tem data marcada. "A integridade no esporte é de importância primária para a Mercedes-Benz e temos a mais alta confiança em um processo justo junto à FIA".
A Mercedes será julgada por ter realizado um polêmico teste de 1000 quilômetros com os pneus fornecidos pela Pirelli à F1 neste ano, entre os dias 15 e 17 de maio, no circuito de Barcelona, logo após o GP da Espanha de Fórmula 1. A equipe utilizou ainda o carro modelo 2013.
O episódio rendeu muitas críticas à Mercedes e à Pirelli porque os testes durante a temporada são proibidos na Fórmula 1. A empresa italiana se defendeu ao alegar que o seu contrato com a F1, como fornecedora de pneus, permite-lhe chamar equipes para ajudar nas suas atividades. A Mercedes, por sua vez, afirmou que recebeu a permissão da FIA para participar do treino.
http://www.estadao.com.br