O britânico David Millar ganhou, nesta sexta-feira (13), a 12.ª etapa da Volta da França, a mais extensa desta edição da mais tradicional prova do ciclismo mundial. Com direito a um sprint na reta final para assegurar o triunfo, ele completou o percurso de 226 quilômetros entre Saint-Jean-de-Maurienne e Annonay-Davezieux em 5 horas, 42 minutos e 46 segundos.
Já o também britânico Bradley Wiggins se manteve na liderança geral e conservou a camisa amarela dada ao primeiro colocado. Ele foi apenas o 12.º colocado nesta sexta, mas o seu desempenho foi suficiente para deixá-lo dois minutos e cinco segundos à frente de Christophe Froome, outro britânico e vice-líder geral, enquanto o terceiro nesta classificação é o italiano Vincenzo Nibali.
Para chegar na frente nesta sexta, Millar cruzou a linha de chegada pouco à frente do francês Jean-Christophe Peraud, que ficou em segundo lugar com o mesmo tempo do britânico de 35 anos de idade. O ciclista da França seguiu na luta pela vitória até o fim, mas não conseguiu ultrapassar Millar. Atrás deles, o espanhol Egoi Martínez ficou em terceiro lugar, a cinco segundos do ganhador.
Essa foi a quarta etapa da Volta da França vencida por Millar, sendo a primeira delas desde 2003. Ele também se tornou o quarto britânico a ganhar uma jornada da corrida deste ano, se juntando a Mark Cavendish, Christophe Froome e Bradley Wiggins.
O australiano Cadel Evans, atual campeão da Volta da França, ficou em nono lugar nesta sexta-feira e figura na quarta posição no geral.
A 13.ª etapa da Volta da França será realizada neste sábado, dia em que os ciclistas percorrerão outro longo percurso, desta vez de 217 quilômetros entre Saint-Paul-Trois-Chateaux e Le Cap d'Agde.
http://www.estadao.com.br