(RENATO COBUCCI)
A Usiminas/Minas não deixou que o São Bernardo alcançasse sua primeira vitória na Superliga Feminina 2012/13. Na noite desta terça-feira (22), na Arena JK, o Minas se impôs, sacou e bloqueou muito bem e comemorou 3 a 0, com parciais de 25/19, 29/27 e 25/15 em jogo válido pela terceira rodada do returno da competição nacional.
Após uma fase ruim, o Minas conquista sua segunda vitória consecutiva e chega a 17 pontos na tabela, com cinco vitórias e sete derrotas. Contudo, permanece na sexta colocação.
Na primeira etapa, as donas da casa mostraram superioridade, virando bolas e atacando bem. A torcida minas-tenista vibrou com um longo rali que fechou o set para o time da casa em 25 a 19. A torcida, porém, não teve uma etapa seguinte tranquila. Apreensiva, viu o sufoco que o Minas passou , com o crescimento do São Bernardo. Em set muito equilibrado, o Minas demorou, mas conseguiu ampliar a vantagem no marcador com 29/27.
No terceiro set, desestabilizadas, as meninas do São Bernardo não encaixavam o passe, perdiam bolas fáceis e faziam a alegria mineira. Assim, o Minas fechou rápido a partida em 25/15. O Troféu Viva Vôlei ficou nas mãos da líbero do Minas, Tássia, eleita a melhor em quadra. Já a oposta Lia foi a maior pontuadora do duelo, com 14 acertos.
Apesar da vitória ter sido sob a pior equipe da competição – o São Bernardo é o lanterna e perdeu todas as 12 partidas – o técnico minas-tenista, Jarbas Soares, não desmereceu o adversário. “Elas jogaram muito bem no segundo set e nos deixaram em situação difícil. Falhamos no contra-ataque, mas tivemos a tranquilidade de fechar o set”, avalia.
PEDREIRA
A próxima partida porém, será uma verdadeira pedreira. Sexta-feira, o Minas vai ao Rio de Janeiro encarar o líder Unilever. No primeiro turno, em Belo Horizonte, a equipe mineira surpreendeu vencendo o time de Bernardinho por 3 a 0.
“Vamos ao Rio sabendo das dificuldades. O jogo será no Maracanãzinho, uma quadra grande com outras referências, mas temos que acreditar a todo momento. Se conseguimos ganhar aqui, por que não podemos vencê-las lá?”, indaga Jarbas Soares.
Também ontem, o Praia Clube, de Uberlândia, não conseguiu manter a sequência de vitórias – estava invicto há cinco jogos – e tropeçou diante do Sesi-SP, perdendo por 3 a 0, parciais de 25/16, 25/20 e 25/22.
A rodada foi boa para a Unilever que recuperou a liderança após vencer o Pinheiros por 3 a 0. Já o Campinas, quinto colocado, venceu o Rio do Sul por 3 a 1.