(Jaksson Zanco/Divulgação)
As duas derrotas seguidas nas últimas rodadas do Novo Basquete Brasil (NBB), respectivamente para Paulistano e Pinheiros, estão atravessadas na garganta do Icatu/Minas. Na expectativa de dar um basta nos maus resultados, que levaram a equipe da parte de cima da tabela para o sétimo lugar, o clube mineiro enfrenta o Vila Velha, nesta quinta-feira (20), às 20h, no ginásio Tartarugão, no Espírito Santo.
A partida é válida pela nona rodada da fase de classificação. E será a terceira consecutiva dos minas-tenistas fora de Belo Horizonte, onde a equipe tem obtido bons resultados na competição nacional, com três vitórias em três confrontos.
A favor, o fato de os mineiros nunca terem perdido para os capixabas. Foram oito vitórias em oito jogos disputados pelo NBB. Para o duelo de hoje, o técnico Raul Togni Filho deverá repetir as escalações passadas, com Betinho, Douglas Nunes, Renato, Mark Borders e Mineiro.
No entanto, apesar de ter um time base, o treinador do Minas, como tem acontecido ao longo do torneio, tem utilizado grande parte do elenco durante os jogos. Atletas como os americanos Jermaine Beal e Anthony Walton, que ficou de fora da reta final do Estadual, devido a contusão, mas reapareceu na competição nacional, têm sido muito acionados.
A rodada conta ainda com outras sete partidas: Brasília x Limeira, Bauru x Tijuca, Liga Sorocabana x Flamengo (único time invicto na competição, com cinco vitórias em cinco confrontos), São José x Pinheiros, Mogi das Cruzes x Paulistano, Franca x Suzano e Basquete Cearense x Joinville.