(Cristiano Machado)
Clássico nunca é um jogo normal. Por mais que um time seja considerado favorito, o rival sempre faz de tudo para equilibrar o confronto. No basquete não é diferente. Em uma disputada partida, nesta segunda-feira (22), na Arena JK, o Minas precisou de muita luta para derrotar o Unitri/Pilhas Energizer/Uberlândia, por 75 a 66, no clássico mineiro válido pela 13ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB).
Apesar de estarem em situações distintas na competição nacional, as equipes travaram uma grande partida, marcada pelo duelo de fortes defesas, o que justifica a baixa pontuação para um jogo profissional.
Enquanto o Minas começou apostando nos lances de três pontos, o adversário aproveitava para explorar jogadas no garrafão e a cada ataque contabilizava dois pontos, vencendo o período por 18 a 16. O Minas, porém, mostrou que não está na brigando pelo G-4 por acaso e já no intervalo vencia por 33 a 32. Na frente do placar, o time da Rua da Bahia soube explorar a rápida transição entre defesa e ataque para manter a vantagem no terceiro quarto (46 a 45), e depois abrir no último período, construindo a vitória.
Cestinha com 27 pontos e seis assistências, o armador Coelho, do Minas, elogiou a atuação dos companheiros. “Mais importante que a minha atuação individual é a vitória. Nada seria possível sem o trabalho da equipe, que me ajudou a ter destaque”, avaliou.
Com o resultado, o Minas segue em quinto lugar, com 69,2% de aproveitamento. Já o Uberlândia, com cinco vitórias consecutivas, permanece em 11º lugar, com rendimento de 33,3%. Os dois times voltam a jogar no dia 6 de janeiro. Minas e Uberlândia vão a São Paulo, onde enfrentam, respectivamente, Palmeiras e Pinheiros.