Mineirão é o primeiro estádio da Copa a receber gramado

Do Portal HD
09/11/2012 às 16:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:03
 (RICARDO BASTOS)

(RICARDO BASTOS)

O tapete começou a ganhar cores. Nesta sexta-feira (9), o Mineirão foi o primeiro estádio em construção para a Copa do Mundo a receber as primeiras mudas que darão forma a dar forma aquele que será o gramado de um dos principais palcos do país. Com o fim das obras marcado para 21 de dezembro, o Gigante do Horto estará preparado para receber sua partida inaugural no primeiro trimestre de 2013. “Hoje é uma data histórica no calendário deste grande estádio por ser o primeiro do país a mostrar seu tapete verde. O estádio estará pronto para receber sua partida inaugural no final de janeiro ou início de fevereiro”, disse Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa.

A grama do Mineirão foi plantada em abril deste ano, em uma fazenda de Bonsucesso, interior do estado. Após ser lavado a seco, o material foi transportado em caminhão refrigerado a 5º C até a capital. No total, cerca de 540 mil mudas serão plantadas no gramado de 105m x 68m de dimensão. Serão todas colocadas à mão sobre uma camada arenosa formada de matéria orgânica, fibra e resíduos elásticos. 

Após o plantio, uma máquina conhecida como cultivadeira vai rolar sobre o tapete verde para fixar as mudas ao solo. A previsão é de que o plantio da espécie Bermuda Celetration seja finalizado em uma semana. “Essa grama é mais resistente que as demais espécies. Combinado com as condições climáticas de Belo Horizonte, o gramado do Mineirão tem todas as condições para ser um dos melhores do país”, explica Ricardo Barra, diretor-presidente da Minas Arena, empresa responsável pelas obras e futura operadora do estádio. Segundo o engenheiro, o período chuvoso do verão belorizontino é propício ao desenvolvimento da espécie. “A espécie é adequada ao clima da cidade. Uma outra espécie,  típica de inverno, será semeada após o verão”, diz Barra.

Situação das obras

As obras de modernização do Mineirão estão 93% concluídas. Cerca de 2.000 operários trabalham atualmente no canteiro, onde estão avançadas a construção dos bares e banheiros, com 96% de conclusão; as atividades de infraestrutura elétrica e hidráulica; a instalação da membrana da cobertura; a montagem da passarela que liga o estádio ao Mineirinho; a colocação dos guarda-corpos e catracas na esplanada; os serviços de instalação das cadeiras, sendo 95% já concluído, dos dois telões e da iluminação do interior do estádio.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por