(Divulgação)
Após um ano e nove meses de obras da terceira etapa de sua reforma, o Mineirão dará adeus aos guindastes no início do próximo mês. Com isso, o campo ficará totalmente livre para o plantio da grama Bermuda Celebration, dando novamente uma ‘cara de estádio’ ao Gigante da Pampulha.
Os equipamentos foram utilizados, principalmente, para a montagem dos pré-moldados das arquibancadas inferiores e, mais recentemente, na instalação das estruturas metálicas da cobertura, que terminou nesta semana.
Em setembro, foram desmontadas as três gruas fixas que auxiliavam na montagem e, na segunda-feira passada, um dos maiores guindastes utilizados foi retirado do campo.
Novas frentes
Até o dia 21 de dezembro, prazo estabelecido pela Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para a entrega da obra, os operários trabalharão basicamente em três frentes.
Alpinistas industriais já começaram a montagem da membrana de dióxido de titânio (PTFE) que revestirá a cobertura. Com 20 funcionários dedicados ao trabalho, a previsão é de que esteja pronto em novembro.
Outra frente ficará responsável pelo gramado. A expectativa é de que no inicio do próximo mês seja concluída a drenagem, para, então, plantar as sementes, que demoram dois meses para enraizar.
Sendo assim, o estádio deve receber seus primeiros jogos do Campeonato Mineiro de 2013 só em fevereiro, já que o tempo mínimo de maturação de um gramado é de quatro meses. Uma terceira frente ficará responsável pelos acabamentos internos e na esplanada.