TUDO PRONTO

Mineiro 2025: saiba quais cidades do interior devem receber América, Atlético e Cruzeiro

Estadual repetirá formato dos últimos anos com mudanças na fase final

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/11/2024 às 20:35.
Campeonato Mineiro 2025 (Divulgação / foto: Cris Mattos/FMF - Tiago Trindade/FMF)

Campeonato Mineiro 2025 (Divulgação / foto: Cris Mattos/FMF - Tiago Trindade/FMF)

Os Grupos do Campeonato Mineiro de 2025 foram definidos e assim, cidades do interior receberam jogos de América, Atlético e Cruzeiro. O Uberlândia, por exemplo, que nesta temporada jogou com o Cruzeiro no Mineirão, pode receber a Raposa no Parque do Sabiá.

Já o Galo deve baixar no Sul de Minas para encarar o Pouso Alegre no Manduzão. E o América deverá estrear o estádio Paulo Paschoalino, em Ubá, contra o novato Aymorés.

Os jogos citados só poderão ser realizados porque as equipes estão em Grupos diferentes. Como neste ano, os times das chaves não jogarão contra as equipes do mesmo grupo.

Divididos em três chaves, os doze clubes foram distribuídos da seguinte forma:

Grupo A: Atlético, Tombense, Uberlândia e Betim

Grupo B: América, Athletic, Itabirito e Democrata-GV

Grupo C: Cruzeiro, Pouso Alegre, Villa Nova e Aymorés

O que pode impedir um mandante de receber um jogo em seu estádio está ligado diretamente com a condição do gramado. De acordo com o regulamento da competição, a grama terá que ter a altura entre 0,18mm e 0,30mm, ou grama sintética de acordo com os padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Caso não seja cumprida a regra, o clube está sujeito a um W.O. como punição. 

"Os clubes entenderam a importância de trabalharmos essas questões do gramado. Isso vai melhorar a qualidade do produto, que é o campeonato, reduzindo até a quantidade de lesões. Os representantes do clube consideraram a punição por W.O como rígida, mas necessária para ter um melhor resultado", disse Adriano Aro, presidente da FMF.

Outros fatores como a dimensão do campo (105m x 68m), número de bancos de reservas (18), áreas para a imprensa e sala de VAR, também foram pautados. A fiscalização acontecerá em três etapas, conforme relatou a FMF. 

"São três giros de vistorias. Na primeira, apontamos os problemas e o que deve ser feito para melhorar. Agora, em novembro, é a segunda delas. A terceira será em dezembro. Estamos acompanhando como cada clube está fazendo as adequações", falou o presidente. 

A tabela detalhada será divulgada em dezembro. A competição terá início em 18 de janeiro, um sábado, e terminará no dia 15 de março, também em um sábado.

Diferente deste ano, o time com a melhor campanha na primeira fase  não terá vantagem de jogar por dois resultados iguais. Outra novidade é que não terá a repescagem, com isso, os dois piores times da primeira fase serão rebaixados. 

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por