Mineiro, campeão mundial de muay thai na Tailândia, mira MMA

Jean Piter - Hoje em Dia
04/04/2013 às 13:50.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:32

Quem vê o mineiro Pedro Novaes nas ruas não imagina que ele fez história nos ringues. O rapaz, de apenas 20 anos, é magro, tem 1,79 de altura e 71 quilos, peso um pouco abaixo do que seria ideal para sua estatura. E foi com esse porte físico que ele venceu o título mundial de muay thai, na Tailândia (terra do muay thai).

"Fui convidado para lutar, na categoria até 71 quilos. Fui pra lá antes, para fazer uma preparação mais intensa com nosso mestre lá, Grão-mestre Yuttana Wongbandue. Treinamos com ele e com alguns tailandeses, campeões. Ele disse que o treino não era para a gente lutar e, sim, para ser campeão. Fiz três lutas e, graças a Deus, venci todas, duas por nocaute", conta o lutador.

A disputa ocorreu em um festival de cultura na cidade de Ayutthaya, antiga capital da Tailândia, no dia 17 de março, data em que  é comemorado o dia do muay thai.

Voltar a Tailândia e se aperfeiçoar ainda mais no muay thai é um dos planos de Pedro Novaes. "Fui convidado para disputar um Grande Prêmio em São Paulo, em outubro. O campeão ganha passagem e um bolsa para treinar na Tailândia. Estou aguardando apenas a confirmação dos organizadores do evento".

A preparação

Para conquistar o cinturão, e principalmente para manter a forma, Pedro Novaes passou por um treinamento rigoroso na Tailândia. Ele conta que teve que reduzir seu peso normal, de 75 quilos para 71, para se qualificar para a competição.

"Na Tailândia o treino é muito pesado. Você fica treinando o dia inteiro, duas vezes por dia, corrida diária de 12 km. Além da corrida, tem o treino de muay thai, são cinco horas de treino por dia, de segunda à sábado. Então com isso você acaba reduzindo bastante o peso. Eu cheguei a pesar 70 kg".

O campeão ressalta que, além do treino pesado, a alimentação balanceada também é fundamental para se manter em forma.

O lutador

Pedro Novaes, o "Pedrinho do muay thai", como é conhecido, começou a treinar aos 12 anos de idade. "Iniciei no Rio de Janeiro, com o professor Heggas Zulu, da equipe Niterói Muay Thai. Com 15 anos vim para Belo Horizonte e comecei a treinar com o mestre Olímpio".

Atualmente, o lutador também dá aulas em uma academia, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira. Além disso, ele está treinando jiu jitsu para, futuramente, ingressar no MMA (artes marciais mistas).

"Estou me preparando para luta de solo. Confio no meu muay thai, mas sei que no MMA é preciso ser bom na troca de golpes, na luta em pé, e ,também, quando o combate é levado para o chão. Estou treinando e não vou me precipitar. Minha entrada no MMA será na hora certa", avalia.

Para Pedro Novaes, o MMA continuará crescendo em todo o mundo. "É uma arte marcial que ainda está engatinhando no Brasil. Ainda tem muita coisa para acontecer e eu quero aproveitar bem esse momento. É meu sonho me destacar também no  MMA, mas não deixarei o muay thai de lado", conclui.
 

Popularização

A procura por academias de muay thai tem crescido a cada dia. E não são só os homems que têm se interessado por essa arte marcial.

"Muitas mulheres têm praticado o muay thai para ficar em forma. Em um treino, a pessoa queima de 800 a 1200 calorias. E também é uma aula mais dinâmica, mais divertida. Você aprende uma luta, perde calorias e aprende a cultura de um outro lugar, porque o muay thai tem toda uma história, uma tradição. Então fica mais divertido", explica o também professor Pedro Novaes.

Ele ainda ressalta que o muay thai também serve como defesa pessoal para os praticantes. "Os alunos passam a ter capacidade de se defender. Entretanto, é claro, esperamos sempre que isso não seja preciso. Não incentivamos a violência".

MMA

Além do da busca do muay thai como uma atividade para manter a forma, a arte marcial também tem sido bastante procurada por lutadores profissionais de MMA (artes marciais mistas). Pedro Novaes acredita que isso seja por conta da popularização de campeonatos da categoria, como o UFC.

"Acredito o MMA tem dois pilares; o jiu jtsu para luta de solo e o muay thai para luta em pé. Todos os lutadores do MMA que se destacam têm passagem pelo muay thai. As pessoas vêem na TV um campeão que é bom no muay thai, que tem uma boa canelada, então isso contribui, sim, com o crescimento do esporte".

Os tailandeses

Pedro Novaes acredita que, assim como o futebol, o muay thai deverá se popularizar no mundo inteiro. "A Tailândia não era aberta a estrangeiros. Eles chegavam lá e não eram bem recebidos. Agora as coisas estão mudando. O país tem ganhado muito dinheiro com os estrangeiros que vão pra lá para treinar muay thai, principalmente europeus e australianos".

Apesar de Pedro ter conquistado um título na Tailândia, ele considera que, mesmo com a popularização do muay thai, os tailandeses continuarão sendo os melhores nessa arte marcial.

"Os tailandeses estão investindo para que o muay thai seja divulgado no mundo inteiro. Eles tem promovido shows para divulgar a arte marcial, para mostrar a diferença entre o muay thai e o kickboxing, que muita gente ainda confunde. Mas, ainda sim, acredito que os eles continuarão como os melhores, pois o muay thais está arraigado na cultura deles", finaliza.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por