(Divulgação/ATP)
Historicamente melhor sucedido na disputa de simples, o tênis brasileiro conta agora com dois representantes no top 5 do ranking de duplas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) pela primeira vez na história. E embalados pela melhor fase das carreiras, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo estreiam, nesta terça-feira (5), no ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias e os oito principais tenistas da temporada, em Londres.
O primeiro a entrar em quadra é Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya. Eles reeditam a final do US Open, quando foram derrotados pelo indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek, que não jogam mais juntos desde então. A partida começa 10h (de Brasília). Às 16h, é a vez de Melo, com o croata Ivan Dodig, em mais um desafio contra os irmãos americanos Bob e Mike Bryan.
Otimismo
A expectativa de Bruno é a de que a dupla apresente o bom desempenho dos dois últimos torneios, o ATP 500 de Valência, em que foi campeã, e o Masters 1000 de Paris, que rendeu o vice-campeonato, no domingo. “Estamos simplesmente focados. É um torneio extremamente importante e seleto. Tivemos uma preparação fantástica, apesar do pouco tempo de adaptação ao piso”, avalia.
Melo também está com a confiança em alta, especialmente após a atualização do ranking da ATP ontem. Ele subiu três posições e aparece em quinto lugar na lista de duplistas, que continua com Soares no terceiro posto.
Hoje a parceria Melo/Dodig tem parada duríssima. A estreia no Finals será a repetição da decisão de Wimbledon, quando eles perderam para os Bryan, líderes do ranking. Depois disso, a dupla do brasileiro bateu os gêmeos na semifinal de Xangai e foi eliminada na de Paris.
Ontem, pelo grupo B, mesmo de Soares, os atuais campeões da competição, os espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez, foram derrotados. Eles caíram diante dos compatriotas David Marrero e Fernando Verdasco, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4).