Que Stephen Curry e LeBron James são os protagonistas de Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers ninguém tem dúvidas. Mas a atuação do restante das equipes, considerados coadjuvantes, tem sido decisiva nas finais da NBA. E nessa terça-feira (16), a partir das 22h (de Brasília), no sexto jogo da série final, mais do que nunca os dois astros vão precisar do apoio dos companheiros.
Com o Warriors vencendo a série melhor de sete jogos por 3 a 2, a disputa pode chegar ao final nesta terça-feira (16). E é esse o pensamento de Curry e companhia: vencer e garantir a conquista do troféu Larry O’Brien.
Do lado do Cavaliers, o time entra pressionado, já que uma derrota acaba com o sonho do título. Vai jogar em casa, na Quicken Loans Arena, e terá 20.562 torcedores empurrando a equipe.
Apesar de serem os protagonistas da decisão, os principais astros têm pesos diferentes para suas equipes. MVP da temporada regular, Curry tem sido parte de um jogo coletivo, tanto que seus números representam menos de um terço da produção coletiva. LeBron produz quase metade de tudo que seu time faz em quadra.
Prova disso é que depois de manter uma média acima dos 40 pontos nos três primeiros jogos das finais, LeBron não conseguiu repetir as atuações no quarto jogo, na pior atuação do Cleveland. Porém, na quinta partida, que terminou na madrugada dessa segunda-feira (15), o astro do Cavaliers voltou a impressionar com um triplo duplo (40 pontos, 14 rebotes, 11 assistências), mas não foi páreo para o jogo coletivo do Warriors.
Fieis escudeiros
Sem contar com o armador Kyrie Irving, que se lesionou no primeiro jogo das finais, LeBron tem tido como seu fiel escudeiro o ala J.R. Smith. Mas o jogador, que brilhou nas três primeiras partidas da série, não conseguiu repetir as boas atuações nos jogos quatro e cinco.
Já Curry conta com o ala Klay Thompson como seu “Sancho Pança”. Juntos, eles ficaram conhecidos como os “Splash Brothers”, graças às excelentes atuações principalmente nas bolas de três pontos. Porém, nessa série final, os dois ainda não conseguiram apresentar um bom rendimento na mesma partida.