Mundial pelo Flamengo e quatro gols de Dadá: o auxiliar que substitui Oswaldo contra a URT

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
04/02/2018 às 17:45.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:08
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Um fiel escudeiro, numa relação criada há mais de 50 anos, o auxiliar-técnico Luiz Alberto substitui Oswaldo de Oliveira no comando do Atlético neste domingo, contra a URT. O ex-goleiro acompanha o treinador alvinegro, de forma ininterrupta, desde 2001. E neste domingo, ocupará o posto do amigo, em recuperação de cirurgia nos dentes.

Apesar de ficar à sombra de Oswaldo na beira do campo, Luiz teve mais história no futebol, como atleta. Até porque o treinador não chegou a ser jogador profissional. Luiz, não. Fez sucesso no Bangu, apesar de amargar um episódio histórico envolvendo um ídolo do Atlético.

Em 1973, Dadá Maravilha havia trocar o Atlético pelo Flamengo. Zico, maior jogador da história do Rubro-Negro, começava a despontar. Pelo Carioca, o Fla precisava vencer o Bangu por 5x0. Uma goleada impiedosa de 8x0 (veja abaixo), com Luis Alberto no gol do time do Castor de Andrade. Dario fez quatro gols, sendo que Luis foi substituído no meio do jogo e só levou três gols na goleada.

Em 1981, o auxiliar de Oswaldo de Oliveira, já com 29 anos, foi contratado pelo Flamengo para substituir Hélio dos Anjos (aquele mesmo, treinador) no posto de terceiro goleiro do time. Os titulares eram Raul Plasmann (absoluto) e Cantarelli, figura lendária nesta época áurea do time. 

Luiz Alberto fez poucos jogos neste período de Flamengo, quando se aposentou em 83, com 32 anos. Viu que no time teria poucas chances de jogar, uma vez que o Flamengo foi de Raul para Ubaldo Fillon, campeão mundial em 1978 pela Argentina.

Porém, mesmo pouco aparecendo para mídia e torcida, tanto nos tempos de goleiro quanto agora com auxiliar, Luis Alberto é um dos campeões mundiais do Flamengo em 1981, quando o time da Gávea venceu o Liverpool por 3x0. Logo depois de pendurar as chuteiras, Luiz Alberto virou preparador de goleiros do próprio Flamengo. 

Dario, o Dadá Maravilha - 1973 - na goleada histórica marcou 4 vezes. Flamengo 8x0 Bangu pelo Carioca (O Globo). pic.twitter.com/z4fOgkmyc7— Flamengo Retrô (@flamengoretro) 20 de março de 2017
© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por