Na história de Cruzeiro x Corinthians, na Copa do Brasil, mandante da volta fez mais festa

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
05/10/2018 às 19:06.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:49
 (Marcelo Zambrana/Lightpress)

(Marcelo Zambrana/Lightpress)

A busca pelos inéditos hexacampeonato, no geral, e bi, em sequência, da Copa do Brasil pelo Cruzeiro começa na próxima quarta-feira, quando o time de Mano Menezes inicia a decisão com o Corinthians no Mineirão, às 21h45. A volta será uma semana depois, em São Paulo.

Pelo histórico cruzeirense não só na conquista do título no ano passado, mas também na trajetória deste ano, decidir no Gigante da Pampulha tem sido uma arma, mas ela não poderá ser usada nesta final.

De toda forma, o retrospecto dos confrontos entre Cruzeiro e Corinthians, na Copa do Brasil, dá animo aos cruzeirenses.

Os dois clubes iniciam na próxima quarta-feira o sexto confronto entre eles pela competição, o primeiro valendo o título. Nos cinco anteriores, em quatro oportunidades quem decidiu como visitante levou a melhor e garantiu classificação à fase seguinte na casa do adversário.

Clique para ampliar

Isso só não aconteceu no último encontro. Foi nas quartas de final de 2016, com o Cruzeiro garantindo passagem às semifinais dentro do Mineirão, com uma emocionante vitória por 4 a 2, depois de perder a ida, na Arena Corinthians, por 2 a 1.

Dos cinco confrontos entre cruzeirenses e corintianos na Copa do Brasil, a Raposa levou a melhor em três e foi eliminada duas vezes.

HISTÓRICO

Se quando Cruzeiro e Corinthians se encontraram na Copa do Brasil, fazer a volta em casa não fez a diferença, na história recente da Copa do Brasil, quando se trata da decisão do título, isso tem acontecido.

Desde que os times que participam da Copa Libertadores voltaram a participar da competição nacional, em 2013, são cinco edições disputadas, com quatro títulos de quem fez o segundo jogo da decisão em casa e apenas um do visitante na volta. Mesmo assim o Atlético, na final de 2014 em que teve o Cruzeiro como adversário, mas com o Mineirão recebendo maioria de atleticanos.

Se aumentar o universo para as últimas dez edições, a coisa fica equilibrada, com cinco títulos de quem fez o segundo jogo decisivo em casa e outros cinco de quem foi visitante na volta da final.

Cruzeiro e Corinthians iniciam um novo capítulo dessa história na próxima quarta-feira, e tudo o que o cruzeirense espera é que a história do confronto não mude e o time de Mano Menezes faça a festa em Itaquera no próximo dia 17.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por