(WILLIAM WEST / AFP)
O espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, abandonou a partida de quartas de final do Aberto da Austrália contra o croata Marin Cilic (6º) devido a uma lesão na coxa, nesta terça-feira em Melbourne, no momento em que o adversário vencia por 3-6, 6-3, 6-7 (5/7), 6-2, 2-0.
Nadal pediu atendimento médico no meio do quarto set para ter a coxa direita massageada, mas, ao voltar ao jogo, não conseguiu mais se movimentar com naturalidade.
Nas semifinais, Cilic enfrentará a surpresa britânica Kyle Edmund (49º), algoz do búlgaro Gregor Dimitrov, número 3 do mundo.
Mesmo se estivesse saudável, o espanhol corria sérios riscos de ser eliminado por Cilic, que incomodou demais o número 1 do mundo com seu forte saque e potente direita.
"Estávamos fazendo uma grande partida. É uma pena pro Rafa, que é um grande lutador, terminar assim", lamentou Cilic, que disputará sua segunda semifinal em Melbourne (2010).
Nadal, 31 anos, tinha se recuperado da lesão no joelho que o obrigou a abandonar o ATP Finals de Londres, no fim do ano passado, e atrapalhou sua preparação para a nova temporada. Em 2017, o natural de Manacor foi finalista do Aberto da Austrália, sendo derrotado pelo suíço Roger Federer.
Com a queda de Nadal, restam apenas três cabeças de chave vivos no masculino: Cilic (N.6), Federer e Tomas Berdych (N.19). Estes dois últimos se enfrentam nesta quarta-feira, pelas quartas de final.