Uma das surpresas do Brasil nos Jogos de Londres, em 2012, a pentatleta Yane Marques foi contemplada nesta quinta-feira (3) com a Bolsa Pódio, concedida a atletas que ficam entre os 20 melhores do ranking mundial em seu esporte. Na prática, a Bolsa é direcionada para quem tem boas chances de ganhar medalha na Olimpíada do Rio de Janeiro.
"Yane mostrou que, com planejamento e apoio financeiro, o talento dos nossos atletas se destaca. Vamos aprofundar essas parcerias com os atletas, as confederações, as empresas e as Forças Armadas, que têm experiência e competência. Cada vez que um atleta se destaca, principalmente em competições internacionais, muita gente se sente interessada e incentivada a participar", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Yane surpreendeu em Londres a se tornar a primeira latino-americana a subir ao pódio no pentatlo moderno. Após faturar o bronze na Olimpíada, a brasileira voltou a brilhar neste ano ao conquistar a medalha de prata no Mundial, disputado em Taiwan, em agosto.
O governo também pretende auxiliar o desenvolvimento do pentatlo através de convênio que deve repassar R$ 7,8 milhões à Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno. "Assumimos uma enorme responsabilidade com o Ministério do Esporte e com a sociedade brasileira. É uma rara oportunidade para um esporte olímpico de visibilidade crescente desempenhar o papel de formar atletas de alto rendimento a partir de uma base formada por talentos em ascensão", disse o Hélio Meirelles, presidente da Confederação.