(Fabrice Coffrini/AFP)
Nesta temporada, a Sauber vai contar com uma nova dupla de pilotos. Nico Hülkenberg e Esteban Gutiérrez vão ser os profissionais que vão tentar colocar a equipe suíça no caminho das vitórias. O alemão de 25 anos de idade chega à sua terceira temporada na Fórmula 1 e, assim, vai assumir o papel de líder de sua equipe.
Em 2010, Hülkenberg estreou pela Williams e, no ano seguinte, ficou como reserva da Force India. Depois que virou titular do time indiano, o piloto da Alemanha teve desempenho melhor do que Paul di Resta, companheiro de Force India, e chamou a atenção. Agora, sendo parceiro do novato Gutiérrez, Nico Hülkenberg pede tempo para se acostumar à Sauber, mas ressalta que sua meta é manter um desempenho regular em todas as corridas da temporada.
"Espero que sigamos avançando a partir da boa base que tivemos no ano passado e que possamos conquistar bons resultados. Mas, com a nova temporada, novo jogo. Agora devemos esperar até que estejamos no circuito, e então, veremos. Para que tudo se encaixe, é preciso alguns dias. Para a primeira corrida, já estarei um tanto preparado", frisou o alemão, que é dono de um título da GP2, em 2009, e que conquistou uma pole-position no GP do Brasil do ano passado.
"Por enquanto, não estou nervoso, estou tranquilo. A pulsação vai começar a acelerar de verdade antes da primeira corrida, em Melbourne. O objetivo para esta temporada é conquistar um rendimento constante e bom em cada corrida", finalizou Nico Hülkenberg, que já disputou 39 GPs, tendo conquistado 85 pontos, com uma volta mais rápida, uma pole-position e abandonou somente sete provas. Seu melhor resultado foi um quarto lugar no Grande Prêmio da Bélgica, em 2012.
E se Nico Hülkenberg mostra tranquilidade para sua estreia na Sauber, o mesmo parece ocorrer com o mexicano Esteban Gutiérrez. Estreando na maior categoria do automobilismo mundial, na qual chegou para ocupar o posto deixado por seu compatriota Sergio Pérez, o jovem piloto disse que ainda não teve tempo para ficar nervoso.
"Na verdade não estou ansioso, estou bastante calmo no momento. Meu objetivo é focar nas coisas mais importantes da minha preparação, mas antes de Melbourne eu tenho certeza que teremos adrenalina ao máximo", falou, durante evento de apresentação do novo carro da Sauber, o C32.
Durante a pré-temporada, o mexicano visitou a fábrica da equipe, em Hinwil, e ele mesmo confessou que usou as férias para aprimorar o condicionamento físico. "As preparações de inverno foram muito boas. Fora todo o meu treinamento em casa, eu ainda tive a chance de passar alguns dias na Áustria, entre dezembro e janeiro, concentrando na minha preparação física, principalmente praticando esportes como cross-country, esqui e escalada na neve", revelou.
Agora que o período de descanso ficou para trás, Esteban Guriérrez destaca que é hora de se preparar para os testes. Os treinos coletivos serão realizados no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha, a partir da próxima terça-feira.
"Tenho que manter minha mente aberta para os testes, então poderei dar o melhor feedback para a equipe, já que esse é um estágio muito importante no desenvolvimento do carro na preparação para as corridas", disse. "No começo, a tarefa mais importante é resolver todos os problemas de confiabilidade do carro, então nós poderemos dar um monte de voltas nos testes. Depois, claro, outro fator é se adaptar ao carro em condições de classificação e de corrida, o que geralmente vem com a experiência das primeiras etapas", continuou.
O piloto do México ainda fez questão de elogiar Nico Hülkenberg, seu novo parceiro de equipe. "Nico tem um jeito de trabalhar similar ao meu, já que antes de chegarmos à F-1 estivemos praticamente nas mesmas equipes nas categorias de base pelo mesmo período de tempo, finalizou.