(Marcello Zambrana/Lightpress)
O técnico Mano Menezes, pupilo da escola gaúcha de treinadores, ficou conhecido por montar equipes com forte poder de marcação. E, consequentemente, com defesas sólidas. Entretanto, nesta temporada o comandante tem sofrido para escalar e “dar liga”, justamente, ao setor defensivo do Cruzeiro.
Com ausências importantes, já que não pode contar com Dedé e Manoel - considerado os reais titulares -, que se recuperam de lesões, Mano Menezes já usou nove duplas de zagueiros diferentes na Raposa em 2017. Até aqui a formação mais utilizada no ano foi a que contempla Léo ao lado do equatoriano Kunty Caicedo.
Considerado os atuais titulares, Léo e Caicedo já começaram 15 partidas no time titular neste ano. A útlima delas o fatídico 3 a 3 com o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas acabou levando o empate nos 19 minutos iniciais da etapa complementar do duelo, disputado na última quarta-feira, no Allianz Parque.
Um dos principais problemas do setor defensivo cruzeirense diante do Alviverde Paulista foi o jogo aéreo. “Jogo aéreo defensivo é assim. (Eles) jogaram dois zagueiros dentro da nossa área, dois centroavantes, jogaram a bola lá dentro. Tiveram méritos. A defesa do Cruzeiro é igual à defesa do Palmeiras. O jogo acabou 3 a 3. Tivemos os mesmos méritos e os mesmos defeitos que a defesa do Palmeiras teve. Todas as preocupações que eu tenho, levo para o dia a dia do trabalho e trabalho lá, com eles”, explicou Mano Menezes logo após o empate amargo em São Paulo.
O equatoriano Caicedo, pelo menos nas redes sociais, foi o jogador mais contestado pelos cruzeirenses. Contratado neste ano pela Raposa, o zagueiro ainda mostra certa dificuldade com a interpretação do idioma português. Além de passar, segundo informações de bastidores, por problemas pessoais envolvendo sua mãe.
A segunda dupla de zaga que mais jogou em 2017 pelo Cruzeiro teve Léo e Manoel lado a lado. Os dois atuaram em 13 oportunidades e a escalação dos dois juntos só deixou de ser possível no primeiro semestre a partir do jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil contra o São Paulo, em 19 de abril. Na ocasião, Manoel fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo e desde então não retomou às atividades.
Existe a possibilidade de Manoel retomar os trabalhos na próxima semana. A condição para tal é o resultado do exame de imagem a ser feito para comprovar se houve total cicatrização da fratura. Essa avaliação está prevista para os próximos dias.
Veja a lista de duplas de zaga titulares do Cruzeiro nos seis primeiros meses de 2017
15 jogos: Léo e Manoel
13 jogos: Caicedo e Léo
03 jogos: Dedé e Léo
02 jogos: Caicedo e Manoel / Dedé e Caicedo / Léo e Murilo
01: jogo: Dedé e Murilo / Caicedo e Murilo