Em 2025, os campeonatos estaduais tiveram 16 datas, acumulando ainda mais partidas antes do início do Campeonato Brasileiro
Novo presidente planeja mudanças durane nova gestão (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Eleito o novo presidente da CBF, Samir Xaud discursou pela primeira vez como mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro neste domingo (24). Durante o pronunciamento, ele comentou sobre a possibilidade de reduzir a quantidade de jogos nos campeonatos estaduais.
“Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, disse Xaud.
Em 2025, os campeonatos estaduais tiveram 16 datas, acumulando ainda mais partidas antes do início do Campeonato Brasileiro. Segundo o novo gestor, essa medida não necessariamente significa que os times tenham que deixar os campeonatos de lado.
“Essa reorganização do calendário é necessária, mas não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais. Nossa ideia é que essa reorganização do calendário seja acompanhada de outras medidas de valorização dos campeonatos estaduais. Valorizar os estaduais é valorizar o futebol como um todo”.
Em 2025, o Atlético e o América tiveram que se dividir entre o Campeonato Mineiro e a primeira rodada da Copa do Brasil. O Cruzeiro entrou somente na terceira rodada da competição, após o término do estadual.