(Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)
No próximo domingo (6) o São Paulo pode ser o primeiro clube a ultrapassar os 50% de chances de ser campeão nesta edição da Série A do Campeonato Brasileiro. Isso acontece se ele derrotar o Sport, às 16h, no Morumbi, e independentemente do resultado do vice-líder Atlético, que encara o quarto colocado Internacional no mesmo dia, mas às 18h15, no Mineirão. Quem garante é Gilcione Nonato da Costa, um dos responsáveis pelo site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Bruno Cantini/Agência Galo/AtléticoO São Paulo passa a ser o principal concorrente do Atlético na briga pelo título da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020
“Num cenário de vitórias de São Paulo e Atlético, o time paulista chega a 58,1% de chances de ser campeão, contra 22,6% do Galo. É a primeira vez, neste Brasileirão, que um time rompe a barreira dos 50%. E na matemática, tudo o que passa de 50%, tem mais chances de acontecer, do que de não acontecer”, explica Gilcione.
Isso faz do Tricolor o novo alvo atleticano na batalha pela taça do Campeonato Brasileiro de 2020. Até pouco tempo, os adversários que mais preocupavam eram Internacional, que foi líder por nove rodadas, e Flamengo.
Apesar do cenário favorável ao tricolor paulista, o professor da UFMG lembra que probabilidade não é verdade, pois ainda serão disputadas mais 15 rodadas da competição, sendo que o São Paulo entra em campo 16 vezes, pois ainda tem um jogo atrasado.
“Muita coisa ainda pode acontecer. Um problema é que as coisas estão caminhando para que no confronto direto entre São Paulo e Atlético, que será no Morumbi (16 de dezembro), o empate seja ótimo para o time paulista. Por outro lado, eles ainda têm três clássicos para disputar, contra Corinthians, Santos e Palmeiras, e o Galo não”, analisa o professor.
Com o aproveitamento de 66,7%, o Tricolor vem marcando dois pontos por jogo nesta Série A. Para Gilcione, pelo andamento da competição, a marca do título não ficará muito distante disso.
“Hoje, temos pouco mais de 1% de chances de dois clubes fazerem mais que 74 pontos. Assim, a taça deve ser garantida com isso ou um número próximo. De toda forma, é um Brasileirão onde os primeiros colocados têm perdido pontos demais em jogos que podemos considerar fáceis pelas campanhas das equipes”, lembra o professor da UFMG.
Cenário
Com a goleada de 3 a 0 sobre o Goiás, na última quinta-feira (3), na Serrinha, em Goiânia, em confronto adiado da primeira rodada, o São Paulo chegou aos 44 pontos e assumiu a ponta da Série A, seguido pelo Atlético, que tem 42. Mas o tricolor paulista tem ainda um jogo a menos e ele será cumprido na próxima quarta-feira (9), contra o vice-lanterna Botafogo, às 21h30, no Morumbi.
Hoje, o time paulista tem 49,4% de chances de ser campeão brasileiro. O Atlético aparece com 21,2%. Apesar de nem figurar no G-4, pois é sétimo colocado, o Grêmio aparece como terceiro neste ranking, com 8,9%, seguido por Flamengo (7,6%), Palmeiras (5,4%), Santos (2,9%), Fluminense (2,8%) e Internacional (1,6%).