(Carlos Rhienck)
Para uns, é questão de saúde. Para outros, apenas estética. De qualquer forma, fazer atividades físicas e cuidar do corpo é algo cada vez mais atual. Entretanto, muitas dúvidas ainda surgem, especialmente sobre a alimentação e lesões. Convidado do programa Central 98, da Rádio 98 FM, na quarta-feira (16), o especialista em Ortopedia e Traumatologia e coordenador do departamento médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, esclarece sobre esses temas e ainda comenta o preparo dos atletas do clube.
Qual é a alimentação mais indicada para a atividade física?
Na verdade, o importante é que a pessoa não se alimente em cima da hora do exercício. Também o carboidrato é fundamental, isso em torno de duas horas antes da atividade. A barra de cereal e o líquido são muito importantes.
O que deve fazer quem joga uma “pelada” no fim de semana para evitar lesões?
Ela deve, primeiramente, não só praticar a “pelada” eventual, mas fazer outra atividade física durante a semana, pelo menos três vezes. A pessoa deve começar devagar e, juntamente com outras atividades, conseguir um bom condicionamento físico e boa adaptação do organismo para que minimize o risco de lesão.
É recomendável procurar um médico antes?
Avaliação inicial é mandatória, seja atleta profissional ou recreacional. É fundamental que tenha conhecimento das suas condições de saúde para saber quais atividades deve praticar. Alguns problemas de saúde impedem determinados tipos de atividade. Um clínico geral, um cardiologista ou um médico especializado na área esportiva deve ser procurado.
E se ainda não consultou, o que pode fazer?
Não é recomendado que faça exercícios sem ser orientada. Mas é pior que deixe de fazer a atividade física e, por isso, desenvolva doença. A pessoa pode começar com uma caminhada leve e controle de alimentação saudável.
Sobre suplementos, eles ajudam?
Hoje em dia, qualquer forma de suplemento e medicamento deve ser bem controlada. Uns precisam, outros não, e alguns até atrapalham o desenvolvimento. É preciso uma avaliação para que se possa determinar a real necessidade.
No Cruzeiro, como é feita a preparação?
O departamento médico participa diariamente, juntamente com a fisiologia e a fisioterapia, definindo qual atleta tem condição de treinar, qual precisa de treinamento intermediário. Com a comissão técnica, programa a atividade do dia.
Qual é a avaliação sobre as lesões do Dagoberto e Ricardo Goulart?
O Dagoberto, com lesão na coxa, fica fora esta semana e praticamente toda a próxima. O Goulart, que se queixa de dor muscular, precisa ser observado para definir se tem condições de jogar no fim de semana.