(Atlético/Cruzeiro/Divulgação)
O clássico deste domingo (18) entre Cruzeiro e Atlético, às 16h, no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, será marcado por reencontros entre ex-companheiros de clube, mas que agora estão em lados opostos e irão se confrontar no gramado do Gigante da Pampulha.
Rafael Sóbis x Fred (Fluminense)
O mais famoso deles será entre dois atacantes que foram protagonistas na conquista do título brasileiro pelo Fluminense em 2012. Fred, hoje camisa 99 do Atlético, foi artilheiro, com 20 gols, e craque daquela Série A. Seu parceiro de ataque titular era Wellington Nem, hoje no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Mas Rafael Sóbis, hoje camisa 7 do Cruzeiro, era uma espécie de 12º jogador daquele time comandado pelo técnico Abel Braga.
A parceria entre os dois foi desfeita no início do ano passado, quando Rafael Sóbis se transferiu para o Tigres, do México, de onde veio para o Cruzeiro no meio deste ano, logo depois de Fred deixar o Fluminense para defender o Atlético.
Lucas Romero e Ariel Cabral x Lucas Pratto (Vélez Sarsfield)
O atacante atleticano foi o responsável por abrir o caminho comercial entre o clube argentino e o futebol mineiro. Comprado no início do ano passado, Lucas Pratto caiu de cara nas graças da torcida atleticana e se transformou em ídolo do clube. No meio da temporada 2015, Ariel Cabral também deixou o Vélez Sarsfield para jogar em Belo Horizonte, mas seu destino foi a Toca da Raposa II.
Este ano, foi a vez do também volante Lucas Romero deixar o clube para defender o Cruzeiro. Dos quatro argentinos que devem participar do clássico deste domingo, no Mineirão, três vieram do Vélez Sarsfield. O único que não saiu do clube para jogar na capital mineira é o atacante cruzeirense Ramón Ábila, ex-Huracán.
Robinho x Júnior Urso (Coritiba)
O grande time do Coritiba que fez sucesso em 2011 e 2012 teve como destaques o meia Robinho e o volante Júnior Urso. A boa presença com a camisa do Coxa acabou rendendo transferências para os dois jogadores.
O cruzeirense Robinho ficou mais tempo no Alto da Glória, pois só no início do ano passado deixou o clube contratado pelo Palmeiras, que este ano o negociou com o Cruzeiro. Júnior Urso saiu do Coxa em 2014, comprado pelo Shandong Luneng, da China, de onde veio para o Atlético no início da temporada.
Bruno Rodrigo x Robinho (Santos)
A parceria mais antiga foi a vivida pelo zagueiro Bruno Rodrigo e o atacante Robinho, por um período de pouco mais seis meses, na Vila Belmiro, em 2010.
Naquela época, Bruno Rodrigo chegava ao Santos depois de se destacar na Portuguesa. No primeiro momento no clube, ele não tinha muito espaço, pois a dupla de zaga titular era formada por Edu Dracena e Durval. O reserva imediato era Bruno Aguiar.
Mesmo assim, Bruno Rodrigo chegou a disputar algumas partidas ao lado de Robinho, que integrava um quarteto ofensivo que era completado pelos então garotos Neymar, Paulo Henrique Ganso e André.
Juntos, Bruno Rodrigo e Robinho foram campeões paulista e da Copa do Brasil com a camisa do Santos, em 2010.