Pai de Arthur Zanetti vê risco de extinção da ginástica em São Caetano

Gazeta Press
07/02/2014 às 10:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:52
 (Ben Stansall/AFP)

(Ben Stansall/AFP)

Um eventual corte de verba por parte da Prefeitura de São Caetano do Sul pode extinguir a ginástica do Serc Santa Maria. A avaliação é de Archimedes Zanetti, pai de Arthur Zanetti, campeão olímpico e mundial nas argolas que atualmente defende o clube.

A Secretaria Municipal de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul, dirigida desde novembro de 2013 por Éder Xavier (PC do B), ainda não confirma oficialmente, mas a ideia da pasta é reduzir a verba destinada à ginástica de R$ 700 para R$ 350 mil anuais.

"Esse valor não é suficiente para cobrir todas as despesas", diz Archimedes Zanetti, membro da Associação de Pais ligada à Associação de Ginástica di Thiene, na qual o filho treina. "Com essa verba, a tendência é extinguir. Fica difícil, não tem como", completou.

O corte orçamentário estudado pela Secretaria pode provocar a saída de Arthur Zanetti e do técnico Marcos Goto. O pai do ginasta imagina que não seria difícil encontrar um novo clube para o filho, campeão olímpico e mundial, mas teme pelo futuro das cerca de 300 crianças que integram o projeto.

"O Arthur é resultado de muitos outros atletas que pararam no meio do caminho. Para tirar um campeão, você precisa de outros 100 competidores. Sem essa criançada como celeiro, de onde o atleta vai sair? Não queremos que eles parem de praticar. Se não tiver mais nada, como ficam as crianças", questionou.

O secretário Éder Xavier deve confirmar o investimento da pasta nas diferentes modalidades que São Caetano do Sul vem apoiando nos próximos dias. A possível redução de 50% no orçamento da ginástica causa estranheza a Archimedes Zanetti.

"Tivemos uma reunião com o prefeito (Paulo Pinheiro, do PMDB) no fim de 2013 e ele nos disse que tudo transcorreria normalmente nesse ano pelo bom trabalho que temos feito. Essa situação é estranha. Mas a política tem esse problema: sai um, entra outro e cada pessoa faz o que acha certo. Assim, nossa situação fica difícil", declarou.

De acordo com o pai de Arthur, o pagamento de alguns atletas de alto rendimento que integram o clube e de profissionais da equipe multidisciplinar está atrasado. Embora a aparelhagem seja satisfatória, as condições do ginásio não são ideais. "Com 34ºC fora, faz 44ºC dentro. No frio, é ainda pior", disse.

Acompanhado pelo técnico Marcos Goto, Arthur Zanetti atualmente está treinando em Cancun, no México. Ambos já estão cientes e chateados com a situação que pode obrigá-los a trocar de clube no meio do ciclo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por