Palmeiras tenta se manter no G4 antes da paralisação

Daniel Batista
11/06/2013 às 08:18.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:01

O Palmeiras tinha dois objetivos até a paralisação da Série B por causa da Copa das Confederações. Uma já foi frustrada: a conquista de 13 pontos - faltando apenas um jogo, está com nove. A meta agora é evitar que a outra, ficar no G4, também seja fracassada. Por isso, vencer o América-RN nesta terça-feira, a partir das 21h50, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, é fundamental para as pretensões palmeirenses. Mas, como se já não bastasse as dificuldades costumeiras de disputar a segunda divisão, a equipe terá importantes desfalques em todos os setores.

Além do volante Márcio Araújo e do atacante Leandro, ambos suspensos, o técnico Gilson Kleina não deve contar com a participação do volante Charles, que alega cansaço e dores musculares. Ele chegou a treinar por alguns minutos na segunda-feira, mas passou a maior parte do treinamento sentado conversando com os médicos do clube.

Caso não possa contar com Charles, Gilson Kleina praticamente terá de remontar o time do meio para frente e, com isso, deve mexer também na defesa. Marcelo Oliveira herda a vaga de Márcio Araújo, enquanto André Luiz pode aparecer na zaga para o zagueiro Henrique ir jogar de volante, como fazia nos tempos em que Luiz Felipe Scolari era o técnico do Palmeiras. Entre os outros volantes do elenco, João Denoni e Wendel nem viajaram para o Nordeste, enquanto Léo Gago se recupera de cirurgia.

Já para o lugar de Leandro, o problema é bem maior. Gilson Kleina não tem um substituto para o seu artilheiro. Resta, então, apostar em Ronny, que possui característica parecida. Se o técnico resolver dar mais opções na criação de jogo, pode colocar Fernandinho para armar as jogadas ao lado de Tiago Real - assim, abandonaria o esquema 4-3-3, para usar um 4-4-2.

O curioso é que, pelo menos nos trabalhos feitos por Gilson Kleina, o meia Wesley em momento algum apareceu como opção entre os titulares, o que demonstra o quanto ele está mesmo em baixa com o treinador.

Quem também está na berlinda é Tiago Real. O meia deve ter nesta terça-feira a sua última chance entre os titulares para mostrar serviço ao treinador. Na volta da competição, apenas em julho, o chileno Valdivia, em fase final de recuperação, e o paraguaio Mendieta, reforço prestes a chegar, devem estar à disposição.

Passadas cinco rodadas, o Palmeiras está em quarto lugar, com nove pontos, mas é seguido de perto por pelo menos oito times. Como sabe que ficar durante a Copa das Confederações fora do G4 pode fazer a pressão ficar ainda maior e o adversário desta terça-feira não é dos melhores, já que ocupa apenas a penúltima colocação com três pontos, Gilson Kleina deve mandar o time novamente para o ataque. Contra o Sport, no último sábado, no Recife, ele resolveu adotar uma tática mais cautelosa e foi derrotado por 1 a 0. "Não podemos esquecer que tenho um ataque muito jovem, embora seja competente, mas com calma podemos chegar longe na competição", disse o técnico palmeirense.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por