O papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira no Vaticano atletas que fizeram parte da equipe olímpica e paralímpica italiana neste ano nos Jogos de Londres e fez um apelo para que eles não cedem à tentação de usar substâncias proibidas, dizendo que o doping é um "caminho sem saída", que não é digno dos modelos de sacrifício e perseverança que eles são.
Bento XVI felicitou os atletas italianos pelo desempenho na Olimpíada de Londres, em que o país faturou 28 medalhas, sendo oito delas de ouro. O pontífice alemão, de 85 anos, disse que o esporte traz benefícios para as pessoas e a sociedade, exigindo lealdade, respeito e altruísmo, bem como paciência e humildade, o "que nunca é aplaudido, mas é o segredo da vitória".
O papa disse também que a vitória é um objetivo digno, mas que a "pressão para obter bons resultados nunca deve levá-los a buscar atalhos como acontece com o doping". "Que o espírito de equipe seja um estímulo para evitar esses becos sem saída, e também seja um apoio para aqueles que percebem que cometeram erros, para que se sintam acolhidos e ajudados", afirmou.
O italiano Alex Schwazer, campeão olímpicos dos 50 quilômetros da marcha atlética nos Jogos de Pequim, em 2008, foi excluído da Olimpíada de Londres depois de dar positivo em exame antidoping para EPO.
http://www.estadao.com.br