(André Resende/ Botafogo-PB)
Em 22 de julho de 2015, o técnico Ricardo Gomes chegou ao Botafogo com a missão de colocar o time na elite do futebol nacional. O objetivo foi cumprido. Agora o treinador tem novo foco, um ano após a data. Desta vez a tarefa é fazer uma campanha sem sustos no Campeonato Brasileiro. Para isso, precisa vencer a Chapecoense, neste domingo, às 16 horas, na Arena Condá, em Chapecó (SC), para seguir fora da zona do rebaixamento ao final desta 16.ª rodada.
Com 17 pontos, o Botafogo está a apenas dois pontos do Sport, equipe que abre a faixa dos quatro piores da competição. A Chapecoense, com 19, ocupa a 13.ª posição, e espera melhorar o retrospecto em casa, já que venceu apenas duas vezes nos sete jogos que disputou em Chapecó.
Neste um ano à frente do clube carioca, Ricardo Gomes tem números positivos. Foram 61 jogos com 32 vitórias, 15 empates e 14 derrotas - aproveitamento de 60%. Nesta temporada, o time teve um ruim início de Brasileirão, mas conseguiu se recuperar.
O Botafogo foi o primeiro trabalho como técnico de Ricardo Gomes após sofrer um AVC, em 2011, quando comandava o Vasco, e isso, segundo ele, o ajudou no tratamento. "Posso dizer que durante três ou quatro semanas as coisas foram mais difíceis, mas evoluíram e eu não pensava mais no acidente e sim no Botafogo. Levei esse tempo para libertar da dúvida. Consegui através desse apoio", disse.
No jogo do aniversário, Ricardo Gomes ganhou o retorno do argentino Carli. O zagueiro voltou a jogar na partida contra o Bragantino, pela Copa do Brasil, mas não estava 100% e não disputou os 90 minutos. Recuperado, ele forma dupla de defesa com Emerson, que também desfalcou o time no início do mês por lesão.
No ataque, a dúvida é Neilton. O atacante está com dores musculares e foi poupado do treinamento antes da viagem para Chapecó. Caso não se recupere, Salgueiro terá nova chance. Titular no Campeonato Carioca, o uruguaio perdeu espaço no Brasileirão, mas marcou um bonito gol contra o Flamengo e tem agradado a Ricardo Gomes. Com Sassá lesionado, Canales será titular.
http://www.estadao.com.br