Para levar o título do Brasileirão, times precisam de 70 pontos

Alexandre Simões - Do Hoje em Dia
14/07/2012 às 10:53.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:33
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

Depois de penar no ano passado, brigando contra o rebaixamento durante praticamente todo o Campeonato Brasileiro, Atlético e Cruzeiro vivem uma realidade bem diferente depois de disputadas oito das 38 rodadas da edição de 2012. O Galo é líder isolado, com 19 pontos, e apenas um separa a Raposa do G-4.

Mas o caminho até a taça, sonho maior da dupla, ainda é longo. Segundo as previsões do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dificilmente o campeão brasileiro de 2012 terá menos de 70 pontos.

Com essa marca, segundo o site, um clube tem 56,6% de chances de levantar a taça. E os dois últimos anos mostram que 70 é mesmo o número para se gritar é campeão na Série A.

Em 2010, o Fluminense ficou com o título marcando 71 pontos. O Cruzeiro foi vice, com 69. No ano passado, o campeão Corinthians e o segundo colocado, o Vasco, tiveram a mesma pontuação.

Como nos últimos anos, o equilíbrio é a marca do Campeonato Brasileiro neste início de competição. Mas, segundo Gilcione Nonato Costa, professor da UFMG e um dos responsáveis pelo Chance de Gol, dificilmente o que aconteceu em 2009, quando 66 pontos foram suficientes para se chegar ao título, deve se repetir nesta temporada.

Força atleticana

Um ponto a se destacar na campanha do líder Atlético é o fato de o time ser o único que consegue fazer parte do G-4 nas classificações como mandante e visitante.

Mas nem tudo é só comemoração para o Atlético. Gilcione destaca um aspecto que precisa ser levado em consideração pela comissão técnica de Cuca.

“A qualidade dos times que o Atlético enfrentou é fraca. Mesmo o Corinthians, por estar dividido na época, não pode ser considerado um adversário forte. Dos dez primeiros, o Atlético só enfrentou São Paulo, Grêmio e Ponte Preta, que mesmo assim é justamente a décima”, analisa Gilcione.

Confira os números para a taça ou G-4 na Edição Digital. Clique aqui!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por