Para manter 1º lugar geral, Atlético liga secador contra River Plate, Barcelona-EQU e Santos

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
17/05/2017 às 03:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:35

O Atlético encerrou mais uma participação na fase de grupos da Copa Libertadores como líder de sua chave. Atualmente, o clube mineiro detém a melhor campanha na tabela geral dos participantes, nesta etapa do torneio. Entretanto, para se classificar em primeiro lugar geral e ter a vantagem de decidir qualquer mata-mata em casa, o clube mineiro terá de ligar o secador até a próxima semana, quando termina todos os jogos dos grupos.

A equipe mineira conseguiu ser primeiro lugar geral apenas em 2013, quando acabou sendo campeã do torneio. Em 2017, o Galo torce contra, especialmente, três equipes com reais chances de a ultrapassar, sem precisar tiraram diferença no saldo de gols. O principal e mais forte concorrente é o River Plate, campeão da edição 2015. O time de Buenos Aires tem 10 pontos e mais dois jogos pela frente. Para o Galo, o quadro ideal é que o River tenha ao menos uma derrota, pois assim teria de tirar um saldo superior a 7 gols para ultrapassar o Galo.

Logo depois do River, a maior ameaça à colocação privilegiada do Atlético é o Barcelona de Guayaquil. Igualmente com 10 pontos, ainda restam 2 rodadas para o time equatoriano no grupo 1. O time tem os meses cinco gols de saldo do River Plate, mas enfrentará adversários mais difíceis, como o Atlético Nacional de Medellín e o Estudiantes.  Na mesma chave está o Botafogo que encara os mesmos adversários do Barcelona e, se vencê-los, chega aos 13 pontos do Atlético, tendo de, entretanto, fazer mais 11 gols de saldo em duas partidas, algo bem complicado. 

Outro brasileiro que é um sério concorrente do Atlético é o Santos. A equipe praieira enfrenta o The Strongest nesta quarta-feira, na altitude. Se sair com uma vitória rara de La Paz, chega a 11 pontos faltando ainda mais uma partida diante do Sporting Cristal. Ou seja, o Peixe pode fechar o grupo 2 da Libertadores com 14 pontos. O Strongest e sua temida altitude boliviana tem chances matematicas de alcançar os 13 pontos alvinegros, desde que vença o Santos e o Santa Fe-COL e faça mais 8 gols no saldo. 

Ainda no Brasil, Palmeiras e Grêmio também mantém, viva, a possibilidade de desbancar o Galo, mas ambos teriam de "capinar sentado" para aumentar o saldo de gols. O Verdão, com 10 pontos e mais uma partida, precisaria vencer o Atlético Tucumán-ARG em casa por uma diferença superior a 10 gols. Já o Grêmio teria de derrotar o Zamora-VEN, em casa, por 7 gols de diferença. 

Com 13 pontos nas seis partidas, o Galo terá um forte aliado para tentar se manter nas primeiras colocações entre os líderes de chave. Possui 11 gols de saldo, tendo o melhor ataque dos grupos (17 gols marcados). Ao fim da fase de grupos, a Conmebol criará dois pontes, sendo o pote A na ordem das melhores campanhas entre os classificados em 1º lugar; e no pote B, a mesma coisa com os classificados em segundo lugar.

No grupo do Imortal Tricolor, o segundo colocado Guaraní tem um pé nas oitavas. Faz um duelo direto pela vaga contra o Deportivo Iquique-CHI, no Paraguai. O time paraguaio, com os meses 10 pontos do Grêmio, precisaria fazer 10 a 0 no Iquique para ter uma classificação geral da fase de grupos acima da colocação do Atlético. Para fechar, o Lanús é o último time ainda com chance de ultrapassar o Galo. Os argentinos farão mais dois jogos e, com sete pontos, podem empatar com os 13 pontos do Alvinegro, mas têm 5 gols de saldo a menos. 

Confira abaixo a pontuação máxima de cada time, quanto precisariam vencer para ultrapassar o saldo do Galo e os respectivos adversários:

A MISSÃO DE CADA TIME PARA ULTRAPASSAR O GALO

Grupo 1 (2 jogos a fazer)
Barcelona de Guayaquil pode chegar a 16 pontos // vs Estudiantes (casa) e vs Atl. Nacional (fora)
Botafogo pode chegar a 13 pontos, precisaria fazer 11 gols de saldo // vs Atl. Nacional (casa) e vs Estudiantes (fora)

Grupo 2 (2 jogos a fazer)
Santos pode chegar a 14 pontos // vs The Strongest (fora) e vs Sporting Cristal (casa)
The Strongest pode chegar a 13 pontos, precisaria fazer 8 gols de saldo // vs Santos (casa) e vs Santa Fe-COL (fora)

Grupo 3 (2 jogos a fazer)
River Plate pode chegar a 16 pontos // vs Melgar (fora) e vs Ind. Medellín (casa)

Grupo 5 (1 jogo a fazer)
Palmeiras pode chegar a 13 pontos, teria de fazer mais 10 gols de saldo // vs Atl. Tucumán (casa)

Grupo 7 (2 jogos a fazer)
Lanús pode chegar a 13 pontos, teria de fazer mais 6 gols de saldo // vs Chapecoense (casa) e vs Nacional-URU (fora)

Grupo 8 (1 jogo a fazer)
Grêmio pode chegar a 13 pontos, teria de fazer mais 7 gols de saldo // vs Zamora (casa)
Guaraní-PAR pode chegar a 13 pontos, teria de fazer mais 10 gols de saldo // vs D. Iquique (casa)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por