Paraquedista austríaco tenta quebrar barreira do som em queda livre

Gazeta Press
26/09/2012 às 10:12.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:35

No dia 8 de outubro, o paraquedista austríaco Felix Baumgartner fará uma tentativa audaciosa: ser o primeiro homem a quebrar a barreira do som em queda livre. O atleta radical subirá a 36.576 metros de altitude na estratosfera da Terra, em uma capsula tripulada com 1.215 quilos, produzida pela equipe do Red Bull Stratos.

O equipamento foi danificado após um teste experimental realizado a 29.610 metros de altitude por Baumgartner no mês de junho, que terminou com um pouso difícil em um deserto do México. Após os reparos realizados pelos engenheiros, a cápsula foi subtida, na última segunda-feira, às condições extremas que terá que enfrentar no ambiente implacável da estratosfera e está apta para o desafio.

"Sinto-me como um tigre enjaulado, esperando para sair", declarou o atleta de 43 anos, que já possui um recorde mundial no currículo: foi o primeiro homem a fazer um voo em queda livre através do Canal da Mancha com a ajuda de uma asa de carbono, realizado em 2003.

Além da quebra da barreira do som por um homem em queda livre, o salto de Felix Baumgartner também acumulará outros quatro recordes mundiais se for concluído com êxito: o de maior velocidade em queda livre, o de salto mais alto, o de voo mais alto em um balão tripulado e o da queda livre mais longa.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por