O pivô espanhol Pau Gasol, do Chicago Bulls, considerou "desagradável" o fato de um jornalista francês ter feito acusações veladas de doping contra ele, ao estabelecer conexões com um médico ligado a um escândalo no ciclismo.
"O fato de colocar em dúvida algumas coisas é um pouco desagradável", disse o jogador em declarações publicadas na imprensa espanhola.
"Estou agradecido pelo apoio das instituições do nosso país e espero que esse tipo de coisa não volte acontecer, são coisas que machucam e não acrescentam nada", acrescentou Gasol, que foi eleito jogador mais valioso (MVP) da Eurocopa de basquete, conquistada pela Espanha em solo francês, e chegou a ser vaiado pela torcida local.
O Conselho Superior dos Esportes da Espanha (CSD) e a Federação Espanhola de Basquete anunciaram na segunda-feira que pretendem pedir indenização de um milhão de euros ao jornalista Clément Guillou.
O repórter francês publicou no dia 20 de setembro uma matéria chamada "os segredos de juventude de Pau Gasol" denunciando num blog do jornal Le Monde relações entre o pivô e Nicolas Terrados, envolvido no caso Festina, grande escândalo de doping que
abalou o ciclismo, na volta da França de 1998.
Guillou se defendeu em entrevista à rádio pública espanhola RNE, explicando que não acusou Gasol formalmente de doping e só teria levantado questionamentos sobre a relação entre um grande campeão e um médico envolvido em casos de doping.