A primeira fase da Série C do Campeonato terminou neste sábado quando aconteceram todos os dez jogos dos Grupos A e B. Macaé, CRB, Salgueiro e Paysandu asseguraram suas vagas. Eles juntaram-se a Fortaleza, Tupi, Mogi Mirim e Madureira, que se garantiram com antecedência. As quartas de finais serão disputadas nos próximos dois fins de semanas e decidirão os quatro promovidos à Série B de 2015. A expectativa é de que, nesta segunda-feira, a CBF divulgue as datas e horários dos confrontos.
Nesta nova fase, os grupos se cruzarão. O primeiro de uma chave vai encarar o quarto colocado da outra, enquanto os segundos vão enfrentar os terceiros. Nesta etapa, quem teve melhor campanha tem a vantagem de decidir em casa. Para desempate será utilizado o critério de gol qualificado fora de casa. Os quatro classificados garantem o acesso e vão às semifinais.
Um dos clubes de maior torcida na Série C, o Fortaleza vai tentar a vaga contra o Macaé, do Rio. O Madureira, outro carioca, vai tentar a sorte contra o CRB, decidindo em Alagoas. O Paysandu decide a vida diante do Tupi, de Juiz de Fora (MG). O confronto de menos torcida envolvida tem Mogi Mirim e Salgueiro-PE, dois times que recentemente jogaram a Série B.
JOGOS DO SÁBADO - A principal surpresa do Grupo A foi Paysandu, que dependia de resultados do Botafogo-PB, ASA e Cuiabá. Para carimbar a quarta vaga, o time paraense atropelou o já rebaixado Crac, por 3 a 0, em Catalão (GO).
O CRB também conseguiu sua vaga de maneira categórica, ao bater o Cuiabá, por 3 a 0, em Maceió. Com o resultado, assumiu a segunda colocação, com 27 pontos. O Fortaleza deu uma força para o Paysandu, ao bater o ASA, por 3 a 2, em casa, e garantir o primeiro lugar.
O Salgueiro carimbou sua vaga mesmo com a derrota para o Treze, por 3 a 0, em Campina Grande (PB). O time pernambucano caiu para o terceiro lugar, com 27 pontos, e pegará o Mogi Mirim. O Treze foi rebaixado, com 19 pontos, na penúltima posição. O Crac já tinha caído.
O Treze foi prejudicado pela derrota do arquirrival Botafogo-PB para o Águia, por 2 a 1, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá (PA). A vitória fez os paraenses chegarem aos 20 pontos, na oitava posição. O Botafogo foi eliminado, com 25 pontos, na sexta posição.
MACAÉ LEVOU A VAGA - À tarde o Macaé garantiu a quarta vaga do Grupo B ao vencer o Caxias, por 1 a 0, chegando aos 26 pontos, em quarto lugar. Ficou atrás do Madureira, também com 26 pontos, mas com saldo de três gols contra -1 do Macaé, do Mogi Mirim, com 31 e do Tupi, com 34. Já estavam rebaixados para a Série D, Duque de Caxias e São Caetano.
http://www.estadao.com.br