(Federação Paulista de Futsal)
Paulo César Oliveira, o PC, será anunciado nesta quinta-feira (21) como o novo treinador da Seleção Brasileira de Futsal. Embora não tenha sido confirmada oficialmente pela diretoria da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), a informação, apurada pela reportagem do Hoje em Dia, será ratificada às 15h, numa entrevista coletiva na sede da entidade, em Fortaleza (CE).
Com o objetivo de manter sigilo quanto ao nome do substituto de Serginho Schiochet – antigo treinador que pediu demissão no final de março –, o presidente da CBFS, Marcos Madeira, apenas definiu o perfil que buscou no novo comandante. De acordo com o mandatário, experiência e credibilidade foram os pilares para a escolha.
“Procuramos uma pessoa consistente, sólida, consagrada e sem questionamentos dentro do futsal”, conta Madeira. “Acredito que conseguimos encaixar todas as características dentro do que foi escolhido” .
Trajetória de sucesso
Esta não é a primeira vez que PC comandará a Seleção Brasileira. No período de 2005 a 2009, ele conquistou diversos títulos com a “amarelinha”. Dentre os principais, estão a Copa do Mundo de Futsal e a Copa América, em 2008, e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, no ano anterior.
Alem dos troféus, o treinador tem um ótimo retrospecto pela Seleção. Em 155 partidas disputadas, foram 149 vitórias, cinco empates e uma derrota. Isto representa um aproveitamento de 97,2%.
No ano passado, quando treinava o Sorocaba – time do ala Falcão –, o araraquarense de 54 anos acabou entregando o cargo, alegando problemas familiares.
Além do novo treinador, a CBFS apresentará, durante a coletiva, um balanço sobre a nova gestão. Haverá também uma homenagem ao técnico Cacau e ao atleta Joan, ambos campeões da Copa da Uefa pelo Kairat, do Cazaquistão.