REALEZA

Pelé eterno: Rei do Futebol teve encontro com a Rainha Elizabeth em 1968 no Rio de Janeiro

Arthur Lage
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/12/2022 às 11:35.
Os ainda jovens Rainha Elizabeth II e Rei Pelé, no primeiro encontro entre eles, no Maracanã (Reprodução)

Os ainda jovens Rainha Elizabeth II e Rei Pelé, no primeiro encontro entre eles, no Maracanã (Reprodução)

O dia 10 de novembro de 1968 ficou marcado na história por protagonizar um encontro de realezas no Rio de Janeiro. A rainha da coroa britânica, Elizabeth II, foi ao estádio Maracanã para acompanhar o Rei do Futebol, Pelé, desfilar o seu futebol em um jogo amistoso entre a seleção paulista e carioca, vencida pelos paulistas por 3 a 2 com direito a um gol do craque brasileiro.

Pelé recebeu das mãos da rainha a taça do jogo beneficente, que dispensou apresentações quando se encontrou com o Rei do Futebol, o chamando de “incomparável”:

“Majestade, este é o jogador Pelé, famoso mundialmente”, disse o chefe do cerimonial. “Ah, eu sei! Já o conheço de nome. E me sinto muito feliz em cumprimentá-lo”, disse Elizabeth.

Os dois se reencontraram vinte e nove anos depois, quando em 1997, Elizabeth II condecorou Pelé como Cavaleiro do Império Britânico. A honraria foi a primeira dada a um futebolista de fora do Reino Unido.

Em junho de 2022, Pelé usou as redes sociais para parabenizar a rainha pelo recebimento do prêmio Jubileu de Platina e relembrou o famoso encontro no Maracanã.

“Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil testemunhar nosso amor pelo futebol e conheceu a magia do Maracanã lotado".

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por