Jogo histórico

Pelo Bayern, Beckenbauer conquistou Mundial de 1976 contra o Cruzeiro, no Mineirão; relembre

Lenda fazia parte do elenco que venceu os mineiros na Alemanha e garantiu a taça após empate em BH

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
08/01/2024 às 15:58.
Atualizado em 08/01/2024 às 16:24
Beckenbauer liderou o time do Bayern na vitória contra o Cruzeiro em 1976 (Reprodução/ Twitter Cruzeiro)

Beckenbauer liderou o time do Bayern na vitória contra o Cruzeiro em 1976 (Reprodução/ Twitter Cruzeiro)

Um dos maiores jogadores da história do futebol, o alemão Franz Beckenbauer, que morreu neste domingo (8), aos 78 anos, conquistou o primeiro título mundial, pleo Bayern de Munique, contra o Cruzeiro, no Mineirão, em 1976.

Campeão da Copa dos Campeões em 1974, 1975 e 1976, o Bayern só aceitou disputar a Copa Intercontinental no ano em que o Cruzeiro foi campeão da Libertadores. Nas duas edições anteriores, os alemães recusaram o convite contra o Independiente (campeão sul-americano de 1972 a 1975). 

A Copa Intercontinental era o Mundial de Clubes, só que em um formato diferente. Ao invés de ter apenas uma sede, a final do torneio ocorria em dois jogos, um de ida e um de volta. 

O jogo de ida, em Munique, foi marcado por domínio completo do time alemão. Pelo Cruzeiro, craques da época como Raul, Piazza, Nelinho, Joãozinho, Dirceu Lopes e Jairzinho não conseguiram bater de frente com o clube europeu, que tinha cinco titulares da Alemanha campeã do mundo em 1974. 

O frio intenso e a neve contribuíram para o Bayern afirmar a superioridade no confronto, e vencer o duelo de ida por 2 a 0. 

Em Belo Horizonte, a torcida celeste lotou o Mineirão, com 113 mil espectadores e muita gente do lado de fora do estádio. Apesar de empurrados pela China Azul, os cruzeirenses não conseguiram cumprir a difícil missão. O jogo terminou em 0 a 0.

Com o resultado, o Bayern conquistou o primeiro título mundial, e Beckenbauer, capitão do time alemão, levantou o caneco da Copa Intercontinental. Naquele ano, o zagueiro campeão recebeu a segunda bola de ouro. 

Confira os melhores momentos de Cruzeiro 0 x 0 Bayern de Munique em 1976

Cruzeiro presta homenagem a Beckenbauer

O Cruzeiro utilizou as redes sociais para prestar homenagem à lenda do futebol mundial Beckenbauer. O clube lamentou a morte do alemão e relembrou o confronto entre as equipes na Copa Intercontinental. 

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por