O Penapolense perdeu a chance de garantir a classificação antecipada para as quartas de final do Campeonato Paulista na noite desta quinta-feira. Enfrentando o XV de Piracicaba, no Estádio Tenente Carriço, em Penápolis, o time da casa foi derrotado por 2 a 0, pela 12.ª rodada.
Com o resultado, o Penapolense segue na segunda posição do Grupo A, com 18 pontos. O líder é o São Paulo, com 21 pontos, já classificado. Caso somasse estes três pontos, o time de Penápolis garantiria a classificação, ainda restando três jogos, porque o Comercial, terceiro colocado, tem apenas 11 pontos.
Já o XV de Piracicaba é o quinto colocado no Grupo C, com 14 pontos, com poucas chances de classificação, mas pelo menos mais longe da zona de rebaixamento. O time do técnico Edison Só está na 13.ª posição da classificação geral, a quatro pontos do Linense, o quarto pior.
Em um jogo de dois times que vivem momentos distintos na competição, era normal já esperar que o Penapolense tomasse conta da partida, pelo menos no começo, e o XV de Piracicaba apostasse nos contra-ataques. Antes do final da primeira etapa, aconteceu o melhor lance de perigo do time da casa. Samuel Balbino chutou forte e o goleiro Mateus espalmou no travessão, aos 45 minutos.
Na volta para o segundo tempo, o Penapolense continuou melhor, mas não conseguia traduzir a posse de bola em lances de ataque. Com isso, o XV de Piracicaba se aproveitou e em uma bola parada abriu o placar. Aos 12 minutos, Alan Bahia cobrou escanteio e Adriano Ferreira desviou na primeira trave. Esperto e bem colocado, Adilson completou de cabeça na segunda.
No prejuízo, o Penapolense foi com tudo para a frente, em lances puxados principalmente por Guaru, principal armador do time de Penápolis. Aos 20 minutos, o meia arriscou de fora da área e ela acertou o travessão. No rebote, Alex Créu ficou na cara do gol, mas o impedimento foi marcado.
No contra-ataque, o XV de Piracicaba marcou o segundo gol. Aos 26 minutos, Gilsinho tabelou com Adriano Ferreira e ficou na cara do gol. Após esperar a queda do goleiro, finalizou com sabedoria. Bem postada, a defesa do XV de Piracicaba levou a melhor sobre os atacantes e garantiu a vitória fora de casa.
O Penapolense volta a campo somente na próxima terça-feira, às 19h30, para enfrentar o Audax, em Osasco. O XV de Piracicaba vai receber o Linense, na mesma data e horário. As partidas serão válidas pela 13.ª rodada.
FICHA TÉCNICA:
PENAPOLENSE 0 X 2 XV DE PIRACICABA
PENAPOLENSE - Samuel; Rodnei, Luiz Gustavo, Edmário e Samuel Balbino (Adilson); Heleno (Edílson), Petros, Neto e Guaru; Lucas (Liel) e Alex Créu. Técnico - Narciso.
XV DE PIRACICABA - Mateus; Paulo Henrique (Vinícius Bovi), Leonardo Luiz, Rodrigo e Aélson; Adílson Goiano, Alan Bahia (Rodolfo), Adriano Ferreira e Gilsinho (Juliano); Cafu e Adílson. Técnico - Edison Só.
GOLS - Adilson, aos 12, e Gilsinho, aos 26 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Adriano de Assis Miranda (SP).
CARTÕES AMARELOS - Liel (Penapolense); Paulo Henrique e Rodrigo (XV de Piracicaba).
RENDA - R$ 22.000,00.
PÚBLICO - 1.350 pagantes.
LOCAL - Estádio Tenente Carriço, em Penápolis (SP).
http://www.estadao.com.br