O ex-jogador Emmanuel Petit disse que deseja se tornar presidente da Federação Francesa de Futebol em 2016. Com longa passagem pela seleção francesa, o meia foi campeão da Copa do Mundo em 1998, quando marcou o terceiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Brasil na final, e da Eurocopa de 2000. "Eu estou pronto para investir no futebol de uma forma política", disse, em entrevista à revista France Football.
Petit, de 42 anos, disse que deseja aumentar a participação do esporte na sociedade francesa, acabar com o pagamento de premiações a jogadores que defendem a seleção da França, desenvolver o futebol feminino no país, permitindo que as mulheres tenham uma participação maior no esporte.
"Os políticos tem uma atitude condescendente com o esporte. Há milhões de atletas na França, mas onde estava o esporte durante as eleições presidenciais?", questionou Petit, que defendeu Monaco, Arsenal, Barcelona e Chelsea profissionalmente.
Se realmente se candidatar, Petit deverá ter a oposição de Noël Le Graët na disputa pela presidência da Federação Francesa de Futebol. O dirigente foi eleito para o comando da entidade em 2011 e já avisou que pretende se reeleger para um novo mandato.
http://www.estadao.com.br