Mais de duas semanas depois de demitir o polêmico Paolo Di Canio, o Sunderland, lanterninha do Campeonato Inglês, acertou nesta terça-feira a contratação do técnico Gustavo Poyet, uruguaio que desde 2006 atua como treinador na Inglaterra e lá é mais conhecido como "Gus Poyet".
Ex-jogador de Tottenham e Chelsea, ele se aposentou jogando na Inglaterra e por lá mesmo ficou. Foi assistente no Swindon Town, no Leeds United e no próprio Tottenham antes de assumir o Brighton & Hove Albion, equipe que ele treinou entre novembro de 2009 e junho passado.
A primeira missão do treinador é levar o Sunderland à primeira vitória. Até aqui o time perdeu seis vezes em sete rodadas e só somou um ponto. "Os jogadores têm que confiar em mim, acreditar. Estamos todos juntos nessa", disse Poyet, em sua apresentação, quando assinou um contrato de dois anos.
Paolo Di Canio foi demitido há duas semanas. Contratado em 31 de março de 2013, ele tinha um clima ruim no elenco. Polêmico desde a época de jogador, o treinador, insatisfeito com a derrota do time para o West Bromwich, disse que os jogadores tinham de "tirar o lixo dos cérebros". A declaração irritou a diretoria que o demitiu.
Di Canio, que enquanto jogador da Lazio chegou a fazer gestos fascistas em direção à torcida na comemoração de um gol, foi o primeiro técnico demitido nesta temporada do Campeonato Inglês. Depois que Di Canio assumiu o comando do Sunderland, David Miliband, então vice-presidente do clube, renunciou ao seu cargo e citou o passado de apoio ao fascismo do treinador para justificar a sua decisão.
http://www.estadao.com.br