Governo de Minas e polícia anunciaram novo protocolo de segurança em dia de eventos esportivos
PM de Minas vai reassumir o policiamento nos estádios de BH em dias de jogos considerados de risco alto ou crítico (Fernando Michel / Hoje em Dia)
A Polícia Militar de Minas vai reassumir o policiamento nos estádios de Belo Horizonte em dias de jogos considerados de risco alto ou crítico. Foi divulgado, nesta quarta-feira (2), um novo protocolo de segurança para Mineirão, Independência e Arena MRV.
Entre as medidas apresentadas, está a criação do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), iniciativa que atende a uma demanda de organizadores de jogos. O protocolo estabelece uma matriz de risco para os eventos esportivos, dividindo-os em quatro categorias: baixo, moderado, alto e crítico. A classificação levará em conta fatores como o tipo de campeonato, a rodada, o público previsto e o histórico de conflitos entre torcidas.
Com base nessa categorização, será definido o efetivo policial necessário e os pontos estratégicos para atuação dentro e fora dos estádios. Em partidas consideradas de alto e crítico risco, haverá ampliação dos perímetros de segurança, permitindo o acesso apenas a torcedores com ingresso. A PM também reforçará a presença nos arredores dos estádios para evitar confrontos.
PM também reforçará presença na área externa (Lucas Prates / arquivo Hoje em Dia)
O protocolo será monitorado continuamente, com ajustes realizados conforme necessário. A aplicação será avaliada a cada partida para garantir a eficácia das medidas.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Mateus Simões e pelo Chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Maurício José de Oliveira, durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de Defesa Social, na Cidade Administrativa.
A reunião contou com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-MG, CBF e Federação Mineira de Futebol (FMF). Clubes mineiros também estiveram presentes, representados por Alencar da Silveira Jr. (América), Bruno Muzzi (Atlético) e Marcone Barbosa (Cruzeiro).
Leia mais