(Juan Mabromata/AFP)
SÃO PAULO - A Ponte Preta desperdiçou na noite desta quarta-feira (11) a chance de conquistar o primeiro título de expressão em 113 anos de história. A equipe perdeu por 2 a 0 para o Lanús, no estádio La Fortaleza, na Argentina, e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo, Ponte Preta e Lanús empataram por 1 a 1, no Pacaembu, há uma semana.
Com o título confirmado, Lanús também garantiu uma vaga na Libertadores de 2014. Já a Ponte Preta perdeu a última chance de um time paulista disputar o torneio. Quem acabou beneficiado com o título do Lanús foi o Botafogo. Quarto colocado do Campeonato Brasileiro, o time carioca retornará a Libertadores após 18 anos. A vaga dependia justamente de uma derrota da equipe brasileira na final da Copa Sul-Americana.
Os gols da final foram marcados ainda no primeiro tempo. O meio-campista Ayala abriu o placar aos 24 minutos, após receber passe do atacante Blanco. Foi o atacante quem ampliou aos 47 min, ao aproveitar um rebote do goleiro Roberto.
Antes de o Lanús marcar o segundo gol, a Ponte Preta perdeu o técnico Jorginho expulso por reclamação. Ele ficou irritado com uma falta marcada pelo árbitro Enrique Osses no campo de ataque do time argentino e na defesa da equipe campineira.