NOVA REGRA

Por ‘culpa’ de goleiro da Argentina, arqueiros não podem mais distrair cobradores de pênaltis

Alecsander Heinrick
esportes@hojeemdia.com.br
24/03/2023 às 17:29.
Atualizado em 24/03/2023 às 17:30
Goleiro argentino causou o início das discussões sobre o caso, que chegou até a mudança da regra nesta sexta (Divulgação/Argentina)

Goleiro argentino causou o início das discussões sobre o caso, que chegou até a mudança da regra nesta sexta (Divulgação/Argentina)

A International Football Association Board (Ifab), entidade que regula as regras do futebol, anunciou nesta sexta-feira (24) a mudança da regra com relação a atuação dos goleiros nas cobranças de pênaltis. Os defensores não poderão mais fazer ações para distrair os batedores, e a “culpa” é do goleiro da Argentina.

Na última Copa, Emiliano Martínez, goleiro da campeã mundial, chamou muita atenção ao sempre fazer algo para distrair os cobradores de pênaltis, principalmente os franceses, na grande final da competição. Isso fez com que essas ações passassem a ser discutidas, se era algo “justo” no futebol.

Nesta sexta, a Ifab alterou a regra, proibindo essas ações: "O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.", é o que consta agora no livro internacional de regras do futebol.

A mudança na regra se dá por conta da entidade entender que comportamentos como o de Martínez demonstram falta de respeito com o jogo, o adversário e o esporte. Essa alteração passa a valer a partir de 1° de julho deste ano.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por