(Divulgação/Agência Corinthians)
, de Portugal.
O Galo, como ainda detém 20% dos direitos econômicos do jogador de 25 anos, lucraria com a venda do atleta, uma vez que os portugueses (assim como é de costume no futebol europeu), compram 100% do atleta. Os lusitanos estariam dispostos a pagar R$ 22 milhões, sendo cerca de 4,4 milhões destinados aos mineiros.
Sem fazer gols no Timão, André poderá voltar ao futebol europeu e tem mais 14 dias para decidir a negociação. Além da grana pela fatia que detém do atacante, o Atlético ainda é um dos clubes formadores dele, de acordo com o regimento da Fifa. Portanto, receberia ainda mais um percentual total da transferência, uma vez que registrou André dos 21 aos 23 anos.
Leia mais:
Na negociação com o Corinthians, Atlético manteve 20% dos direitos econômicos do atacante André
Inter apresenta volante Eduardo, revelação do Atlético
Empresário afirma que há 'muitas' chances de atacante Carlos ser negociado com o Zenit
Convocados, Lucas Pratto e Romulo Otero serão adversários nas Eliminatórias
O mecanismo de solidariedade da Fifa exige que os clubes formadores dos jogadores envolvidos em transferências onerosas e internacionais sejam beneficiados. 5% do total da compra é destinado a favorecer estes clubes, que são classificados como aqueles que registraram o jogador (contando empréstimos), dos 12 aos 23 anos, proporcionalmente.
Com isso, além do Atlético; Cabofriense, Santos, Dínamo de Kiev, Bourdeaux, e Vasco também receberão um "trocado" por esta negociação internacional entre Corinthians e Sporting.Reprodução / N/A
DIVISÃO - Como funciona o mecanismo de solidariedade da Fifa, segundo o escritório da Carlezzo Advogados
Os 20%
O Atlético tinha contrato com André até julho deste ano. Mas o jogador preferiu assinar um pré-contrato com o Corinthians. O Galo fez jogo duro e cogitou encostar o atleta por seis meses. Entretanto, foi convencido pelos paulistas para romper o contrato e acelerar a ida dele ao Parque São Jorge. Em troca, os mineiros ficaram com 20% dos direitos econômicos do atleta.
O clube mineiro alega que não recebeu nada pela liberação. No mesmo período, o Corinthians também se acertou para ter Giovanni Augusto. Tais tratativas despertaram a atenção do Santos, que detinha 25% do jogador e cobrou do Galo esta porcentagem, alegando que o Atlético havia recebido uma compensação financeira. Reprodução / N/A
LISBOA - Jornal português O Jogo destaca que André assinará por cinco anos com o Sporting