SELEÇÃO BRASILEIRA

Presidente da CBF confirma Ancelotti como ‘plano A’ e admite estender prazo para esperar treinador

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
04/05/2023 às 13:44.
Atualizado em 04/05/2023 às 15:16
Treinador do Real Madrid é o principal alvo da CBF (Divulgação/Real Madrid)

Treinador do Real Madrid é o principal alvo da CBF (Divulgação/Real Madrid)

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, revelou há duas semanas que o prazo para definir um novo treinador para a Seleção Brasileira era até 25 de maio. No entanto, o próprio Ednaldo já admite esperar um pouco mais para tentar contar com Carlo Ancelotti, técnico que ele admitiu pela primeira vez ser o "plano A" para comandar o time canarinho.

Em entrevista ao canal árabe Bein Sports, Ednaldo Rodrigues falou abertamente sobre a situação da escolha para o novo treinador da Seleção Brasileira.

"Não que ele (Ancelotti) tenha qualquer tipo de proposta, mas acompanhamos e verificamos também se ele tinha algum tipo de vontade. Eu o tenho como plano A. Estou falando pela primeira vez de uma forma bem aberta e não adianta ficar escondendo essa preferência", disse Ednaldo.

Para o presidente da CBF, Ancelotti é o nome certo por ser uma pessoa “digna e com conquistas”, que ainda tem inúmeros elogios de atletas que trabalharam ou ainda estão com ele, como os casos de Vinir Jr. e Rodrygo, do Real Madrid. Ednaldo ainda disse que é parado em todos os lugares sendo perguntado sobre o técnico italiano e quando ele chega para treinar o Brasil.

O treinador italiano, no entanto, tem contrato com o Real até 2024, mas a continuação dele no comando do clube espanhol depende do que vai acontecer nessa reta final de temporada europeia, com os Merengues podendo ganhar a Champions League pelo segundo ano seguido: “Temos acompanhado, o radar está ligado para não fazer qualquer abordagem em uma disputa de competição", explicou Ednaldo.

“Eu procuro ser bastante ético. Não tenho como abordar nenhum treinador que tenha contrato com algum clube. Temos procurado ser pacientes e aguardar o tempo certo para fazermos uma conversa, uma reunião”, revelou Ednaldo, que disse que só irá sentar para conversar com um treinador se for liberado pelo clube que ele está.

Segundo o ge, interlocutores já estreitaram as relações entre CBF, Ancelotti e Real Madrid, mantendo agora conversas à distância. Para isso virar uma negociação formal, é necessário esperar a conclusão da temporada do time espanhol. 

Ednaldo Pereira ao lado de Ramon Menezes, técnico do Sub-20 que foi escolhido interinamente para a primeira convocação pós-Copa e pode voltar ao cargo por conta da espera por Ancelotti (Thais Magalhães/CBF)

Ednaldo Pereira ao lado de Ramon Menezes, técnico do Sub-20 que foi escolhido interinamente para a primeira convocação pós-Copa e pode voltar ao cargo por conta da espera por Ancelotti (Thais Magalhães/CBF)

Qual a situação para ter Ancelotti?

Carlo Ancelotti disse, todas as vezes que foi questionado sobre sequência no Real ou sobre a Seleção Brasileira, que deseja cumprir seu contrato com o time espanhol. No entanto, como já falado, isso depende do que irá acontecer neste fim de temporada. No Campeonato Espanhol, o Madrid praticamente não tem mais chances, e vai ver o Barcelona campeão em breve. 

O ponto que define tudo é a Champions League, principal competição da Europa na qual o Real Madrid é o maior campeão disparado, sendo também o atual vencedor dela. Nos dias 9 e 17 de maio, o Real encara o Manchester City nas semifinais da competição. Antes disso, no dia 6, faz a final da Copa do Rei, contra o Osasuna, onde é franco-favorito.

Se chegar na final da Champions, que está marcada para 10 de junho, Carlo Ancelotti seguirá, no mínimo, até lá, adiando mais um acerto com a Seleção Brasileira. Se ele conseguir conquistar novamente a competição, é possível que siga no comando do time da capital espanhola. Se terminar sem o título, o mais provável é o treinador encerrar seu ciclo no Real, ficando livre para a CBF. 

Em resumo, o próximo passo da CBF pode ser dado agora em maio, com uma eliminação do Real na Champions. Por outro lado, se chegarem à final, pode dar esse passo apenas em junho, ou sequer ter a chance de dá-lo.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por