(Washington Alves)
Pelo menos nas entrevistas, diretoria e o técnico Vanderlei Luxemburgo insistem em dizer que o Cruzeiro segue no caminho certo neste Campeonato Brasileiro.
Na prática, porém, a fantasia está longe de ser um conto de fadas. Ainda que no discurso se diga que faltam 18 rodadas para o fim da competição, fato é que o time estrelado começa a enxergar de perto o fantasma do rebaixamento.
Situação que começa a despertar a ira da China Azul. Afinal, a temporada 2015 vem sendo marcada por sucessivos fracassos do clube dentro e fora de campo.
Ontem, antes do treinamento – fechado para a imprensa –, torcedores compareceram à Toca da Raposa II, onde manifestaram indignação. É sob essa pressão que o Cruzeiro entra em campo hoje para encarar o Santos, às 18h30, no Mineirão, pela 21ª rodada.
Na parte inferior do Brasileirão, o Cruzeiro pode terminar a rodada no temido Z-4.
“Vamos encarar como jogo decisivo. Temos que ir com força total. Sei que não é fácil para a torcida pelo momento que estamos vivendo, nem para nós atletas. Em momento adverso parece que as coisas conspiram contra. Mas estamos encarando com profissionalismo. Contamos com o apoio do torcedor. Junto com ele podemos mudar a situação”, opina Ceará.
Situação difícil
Presente na campanha vitoriosa das duas últimas edições do Campeonato Brasileiro, o experiente lateral, de 35 anos, vive situação adversa na atual temporada. Para ele, os jogadores precisam se dedicar ainda mais para tirar o Cruzeiro dessa situação.
“Temos que ser realistas. Quando vemos os números na tabela, ficamos preocupados pela proximidade com a zona de rebaixamento. Temos que nos dedicar mais, perseverar no que está sendo bem feito e conquistar pontos o quanto antes para que possamos nos aproximar do meio da tabela”, analisa.
Luxa pressionado
Um revés frente ao Peixe pode comprometer ainda mais o trabalho de Vanderlei Luxemburgo. Pressionado no cargo, em 18 jogos, o treinador acumulou nove derrotas, seis vitórias e três empates, um aproveitamento de 38,8%.
“Essa história de troca de técnicos no Brasil passou a ser muito forte. Virou uma coisa exacerbada. As cobranças veementes, a ênfase com que acontecem nos deixam expostos. Peço ao torcedor do Cruzeiro que caminhe com a equipe”.
Apesar de ter os direitos ligados ao Peixe, Leandro Damião está liberado para atuar e deve começar o jogo de hoje. O técnico da Raposa, entretanto, não confirma a equipe que inicia a partida.