(Fernando Michel)
Fernando Michel
Guilherme Arana marcou o gol da vitória do Atlético que deixou o título brasileiro ainda mais próximo
A vitória sobre o América, por 1 a 0, levou o Atlético a alcançar 65 pontos no Campeonato Brasileiro e ver o título cada vez mais perto. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, a probabilidade de o Galo ser campeão nacional em 2021 é de 95,5%.
O segundo time com mais chances de título é o Flamengo, que está a 12 pontos do Atlético, mas tem dois jogos a menos que a equipe mineira. Para o Rubro-Negro, a chance de título é de 2,5%.
Neste momento, a vice-liderança é ocupada pelo Palmeiras, que tem dez pontos a menos que o Galo e o mesmo número de partidas. Para o Alviverde, a probabilidade de ser campeão brasileiro em 2021 é agora de 1,9%.
Projeção de pontos para o título brasileiro
Em toda a história da Era dos Pontos Corridos com 20 participantes, nenhum vice-campeão chegou a 76 pontos. Para alcançar essa pontuação, o Galo precisa somar 11, o equivalente a três vitórias e dois empates nas oito rodadas restantes.
Segundo os matemáticos da UFMG, a equipe que alcançar 76 pontos tem 97,77% de chances de levar a taça. Para quem somar 80 pontos, a probabilidade é maior do que 99,9%.
Contudo, se o Flamengo vencer todos os jogos, terminará o Campeonato Brasileiro com 83 pontos. Para ultrapassar essa marca e não precisar de tropeços do Rubro-Negro, o Galo precisa vencer seis partidas e empatar uma.
Leia mais:
Com xeque-mate de Cuca, Atlético vence o América e segue com grande vantagem na liderança da Série A
Tributo à rainha: torcida do Atlético homenageia Marília Mendonça antes de clássico; veja o vídeo
Mais de 60 mil! Clássico contra o América tem recorde de público do Atlético no Novo Mineirão