Protagonista no jogo de ida, VAR é alocado em estacionamento do Mineirão; veja instruções

Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
04/10/2018 às 21:25.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:48
 (Frederico Ribeiro/Hoje em Dia)

(Frederico Ribeiro/Hoje em Dia)

Decisivo na expulsão do zagueiro Dedé - posteriormente revogada pela Conmebol - no jogo de ida entre Cruzeiro e Boca Juniors, o VAR (árbitro de vídeo) está novamente presente no duelo entre brasileiros e argentinos, desta vez no Mineirão.

Instalado em um container no estacionamento da imprensa no Gigante da Pampulha, o local é operado por três assistentes da arbitragem dentro da chamada "sala de operações de vídeo", que monitoram lances capitais da partida e acionam o dono do apito.

O VAR, utilizado durante toda a Copa do Mundo da Rússia 2018, começou a ser utilizado na Copa do Brasil - o sistema é operado num espaço interno do Mineirão - e só foi escolhido para uso pela Conmebol a partir das quartas de final da Libertadores.

Na chegada da imprensa ao Mineirão, na noite desta quinta-feira (4), a entidade máxima do futebol sul-americano distribuiu um kit com instruções do VAR, como o sistema de funcionamento, o procedimento do árbitro e as vantagens do sistema que chegou a prejudicar a Raposa na derrota de 2 a 0 na Bombonera, ao influenciar o árbitro da partida a expulsar Dedé por lance acidental com o goleiro boquense Andrada.

"O objetivo do VAR é ajudar o árbitro a tomar uma decisão, eliminando erros claros e óbvios em situações que possam modificar o resultado da partida", diz um dos´itens do livrinho do VAR feito pela Conmebol.

Cruzeiro x Boca Juniors: o árbitro de vídeo está presente nestas quartas de Libertadores no Mineirão. Veja as instruções da Conmebol ⚽️ pic.twitter.com/cPugEBfFas— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) 5 de outubro de 2018
© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por