Prováveis escalações, dúvidas e desfalques de Cruzeiro e Botafogo na 10ª rodada do Brasileiro

Guilherme Piu
12/07/2019 às 18:59.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:31
 (Vinnicius Silva/Cruzeiro)

(Vinnicius Silva/Cruzeiro)

A vitória expressiva do Cruzeiro no clássico com o Atlético na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil dá um gás a mais para a equipe do técnico Mano Menezes, que deixa de lado o confronto que ainda tem pela frente com o arquirrival - que vale vaga na semifinal do mata-mata -para voltar suas atenções ao Campeonato Brasileiro. E neste domingo já tem o primeiro compromisso na competição após a parada da Copa América: o Botafogo.

Neste domingo, às 16h, mais uma vez a Raposa jogará no Mineirão diante de sua torcida, mas com problemas. Improvisado na lateral direita o volante Lucas Romero está fora do duelo com o Botafogo. O jogador cumprirá suspensão automática por ter somado três cartões amarelos. O mesmo acontece com o meia Robinho, que também não estará à disposição de Mano Menezes para o jogo deste domingo.

Para a lateral há a expectativa de, quem sabe, o jovem Weverton ganhar uma chance. Ele foi promovido recentemente das categorias de base e teve seu nome divulgado em massa na mídia após dar uma "caneta" (passar a bola por entre as pernas) do astro Neymar, atacante do Paris Saint-Germain, da França, durante os preparativos para a Copa América.

Entretanto, o treinador da Raposa pode optar por nova improvisação. Assim, os volantes Jadson ou Henrique seriam os escolhidos. Tudo isso acontece por que o titular Edilson segue no departamento médico e Orejuela ainda se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo.

Mano pode surprir a ausência de Robinho com uma mudança tática em relação à vitória por 3 a 0 sobre o Atlético. Pedro Rocha volta pela beirada, no lado do campo, e Fred, que entrou no decorrer do clássico, acionado no comando do ataque. Marquinhos Gabriel completaria a trinca ofensiva do outro lado do gramado. Caberia a Thiago Neves jogar centralizado. 

Só a vitória interessa ao Cruzeiro. O clube ocupa a 18ª posição na tabela de classificação e não vence há seis jogos no Brasileirão.

“É um dos jogos mais importantes também deste mês de julho, porque nós precisamos vencer, principalmente jogando em casa. Precisamos dos três pontos e temos consciência que o Brasileiro é difícil dentro de casa. Fora nem se fala, as equipes se tornam muito mais difíceis. Para vencer o Botafogo teremos que fazer um jogo de qualidade, concentração, errar o mínimo possível, para ficarmos próximos da vitória", disse o goleiro Fábio sobre o jogo deste domingo. 

O adversário

O Botafogo vem a Belo Horizonte com o status de sétimo lugar no Brasileiro e tentará impedir que o Cruzeiro ascenda na competição. Para isso o técnico Eduardo Barroca vai escalar o que tiver de melhor à disposição.

O experiente meia Cícero não joga. O meio-campista passa por trabalhos de transição e não esteve presente nos últimos trabalhos de véspera ao jogo. Quem retorna ao time é o lateral-direito Marcinho, que teve seu nome especulado como reforço da Raposa no início da temporada.
Marcinho volta ao time titular após longo período fora da equipe. A última vez do jogador nos 11 botafoguense foi na vitória por 3 a 2 em cima do Bahia, na segunda rodada do Brasileirão, no estádio Nilton Santos. 

Caras conhecidas dos cruzeirenses vestem atualmente o uniforme do Botafogo. O lateral Gilson já passou pela Toca II, assim como o meia Diego Souza. O atacante Erik foi adversário do time celeste, uma vez que defendeu o Atlético em um passado recente.
Já o goleiro Gatito Fernández volta ao Mineirão após defender a Seleção Paraguaia no jogo contra a Argentina, na Copa América. Na ocasião a partida terminou empatada em 1 a 1. 

Eduardo Barroca fala dos planos do Botafogo para essa retomada de calendário. "Dividi o campeonato em quatro ciclos. Estamos iniciando o segundo. Fizemos 15 pontos no primeiro. A gente inicia o segundo ciclo que vai do jogo com o Cruzeiro ao com o Ceará. Temos 10 jogos e dentro deles temos dois da Sul-Americana. Um detalhe nesse segundo ciclo, vamos pegar cinco equipes que disputam três competições ao mesmo tempo. Equipes com foco dividido e desgaste físico. A gente precisa se aproveitar disso para atingir nossos objetivos", disse. 

Confira as prováveis escalações e desfalques para o jogo desta quinta-feira:

Cruzeiro: Fábio; Jadson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e Pedro Rocha; Fred. Técnico: Mano Menezes

Desfalques: Robinho, Lucas Romero (suspensos), Edilson (Lesionado), Orejuela (Lesionado) 

Botafogo: Gatito, Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Bochecha, Alex Santana e João Paulo; Erik, Luiz Fernando e Diego Souza

Desfalques: Cícero (Lesinado), Leonardo Valencia (Novo contrato ainda não registrado no BID)


CRUZEIRO X BOTAFOGO

Motivo: Campeonato Brasileiro (10ª rodada)

Data: 14/07/2019

Estádio:Mineirão

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Auxiliado por: Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi, ambos do RS

VAR: Rafael Traci (SC)

Transmissão: Canal Premiere

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por