(Vinnicius Silva/Cruzeiro E. C.)
Disputar a Copa Libertadores é o objetivo de todo clube brasileiro e o desejo do Cruzeiro é participar da edição do ano que vem como campeão da edição deste ano ou levantando a taça da Copa do Brasil. Mas se o sonho cruzeirense não se concretizar, a vaga na maior competição de clubes da América precisará ser garantida na Série A do Campeonato Brasileiro. E por isso, vencer o Santos neste domingo, às 19h, no Mineirão, pela 29ª rodada, é fundamental.
A tarefa não é fácil. Além de mandar a campo uma equipe reserva, o Cruzeiro encara um time que vive bom momento e já acumula sete partidas sem derrota. Aliás, a Raposa também não foi superada no Brasileirão nas últimas sete partidas que disputou, mas há uma grande diferença entre as campanhas recentes dos dois clubes.
Nas sete partidas de invencibilidade, o Santos conquistou 15 pontos, com quatro vitórias e três empates. O Cruzeiro marcou 9 pontos, com apenas um triunfo e seis igualdades.
MUDANÇAS
A boa atuação no empate sem gols com o Atlético, domingo passado, também no Mineirão, embala o Cruzeiro, que deve ter uma equipe diferente em relação ao clássico. Na lateral direita deve jogar Edílson, que é titular mas está suspenso na Copa do Brasil e não enfrenta o Palmeiras na próxima quarta-feira, na volta das semifinais, também no Gigante da Pampulha.
Seu substituto será o volante argentino Lucas Romero, mais uma vez improvisado. Ele não encara o Santos por cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Atlético.
Como Henrique também não encara o Peixe, Mano Menezes deve escalar o Cruzeiro sem um primeiro volante, com Ariel Cabral, Bruno Silva e Mancuello ou Ederson formando o meio-de-campo.
O ataque deve contar com Rafael Sóbis, Raniel e David, mas Sassá pode aparecer também no setor. Uma certeza é que o camisa 99 vai participar do confronto com o Santos.
Mano Menezes destacou na sua coletiva da última sexta-feira (21), na Toca da Raposa II, que a opção por um time reserva é uma decisão que visa ter condições de igualdade física com o adversário, pois o Santos teve a semana toda de treinamentos enquanto o Cruzeiro foi a Buenos Aires encarar o Boca Juniors, na última quarta-feira, em La Bombonera, na abertura das quartas de final da Libertadores. A Raposa foi derrotada por 2 a 0.
SUSPENSOS
Fora das Copas do Brasil e Libertadores, o Santos tem o Campeonato Brasileiro como única competição até o final da temporada e busca aproximação do G-6.
O técnico Cuca não conta com o zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Derlis González, que cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Na zaga, a vaga é disputada por Lucas Veríssimo e Luiz Felipe. No ataque, Cuca confirmou na última sexta-feira que Bruno Henrique venceu a disputa com Eduardo Sasha e voltará a formar o trio ofensivo com Rodrygo e Gabriel diante do Cruzeiro, no Mineirão.Ivan Storti/Santos FC
Artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, com 12 gols, Gabriel completa neste domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão, 200 jogos com a camisa do Santos, clube onde foi revelado
Gabriel, que é artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, com 12 gols, completa neste domingo, no Mineirão, 200 partidas com a camisa do Santos, clube onde ele foi revelado.
A FICHA DO JOGO
CRUZEIRO
Rafael, Ezequiel (Edilson), Manoel, Murilo e Marcelo Hermes; Ariel Cabral, Bruno Silva, Mancuello, Sóbis e David; Raniel
SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Robson Bambu, Lucas Veríssimo (Luiz Felipe) e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique
DATA: 23 de setembro de 2018
MOTIVO: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Mineirão
TRANSMISSÃO: Premiere
ARBITRAGEM: Braulio da Silva Machado apita a partida, auxiliado por Helton Nunes e Neuza Ines Back, todos de Santa Catarina