(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Dois anos e meio após ter disputado a Copa Libertadores da América pela última vez, o Cruzeiro buscará o tricampeonato da principal competição sul-americana com um elenco quase 100% remodelado. Da equipe de 2011, surpreendentemente eliminada pelo Once Caldas, da Colômbia, por 2 a 1, nas oitavas de final, na Arena do Jacaré, só Fábio segue como titular.
Do Cruzeiro daquele ano, deverão participar da edição da Libertadores de 2014, além de Fábio, o volante Léo, o lateral-esquerdo Everton – que pode perder espaço no grupo com a contratação de Samudio –, e Henrique. O volante, desde que voltou ao Cruzeiro, depois de uma passagem pelo Santos, ficou afastado da equipe no ano passado por vários meses, em decorrência de uma grave lesão.
O zagueiro Victorino, outro remanescente da campanha do time cruzeirense, na época comandado por Cuca, não deverá permanecer no futebol mineiro. A tendência é que o jogador, que este ano não entrou em campo, devido a uma lesão complicada, seja liberado pela diretoria celeste para jogar em outro clube.
Quem também integrou o grupo de 2011 foi o atacante Farías, que chegou ao Brasil com fama de goleador, mas pouco acrescentou ao time azul. Como ainda tem contrato, é possível que o jogador surja na Toca da Raposa II, em 6 de janeiro, na reapresentação do elenco após o período de férias.
Mas é certo que Farías, a exemplo do que tem ocorrido ultimamente, seja novamente emprestado, pelo menos até meados de 2014. Em julho, o contrato de quatro temporadas assinado com a Raposa será encerrado e não há nenhum interesse na renovação.
Se o time deste ano estará muito mudado em relação ao que foi eliminado no mata-mata da Libertadores de 2011, em pelo menos um aspecto o Cruzeiro pretende repetir sua última campanha na competição. É que, na fase de grupos, o time vence cinco vezes e empatou uma, com aproveitamento de 89%.,