Real e Atlético fazem clássico de Madri na final da Copa do Rei

17/05/2013 às 09:35.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:45

A decisão da Copa do Rei da Espanha terá fortes doses de rivalidade. Nesta sexta-feira, às 16h30 (de Brasília), Real Madrid e Atlético se encontram para disputar o título no clássico da capital espanhola. O duelo será realizado no estádio merengue, o Santiago Bernabéu, e as duas equipes terão a oportunidade de salvar a temporada, que teve o Barcelona como campeão espanhol.

Apesar de terem se classificado para a próxima Liga dos Campeões da Europa, Real e Atlético tiveram pouco o que comemorar. Os merengues foram eliminados nas semifinais da Liga dos Campeões pelo Borussia Dortmund, com direito a uma goleada de 4 a 1 na Alemanha. Já os atleticanos foram despachados pelo modesto Rubin Kazan, da Rússia, antes mesmo das oitavas de final da Liga Europa. Apesar disso, o discurso no Real é de confiança.

"Somos o melhor clube do mundo e vamos a campo com o pensamento de conquistar o título. Vamos jogar em nosso estádio e tenho convicção de que podemos levar a melhor, sem nenhuma provocação ao rival", disse o atacante Cristiano Ronaldo.

Se Cristiano Ronaldo é a principal atração do time dirigido por José Mourinho, no Atlético, comandado pelo argentino Diego Simeone, o destaque fica por conta do artilheiro colombiano Falcao García.

"Nós podemos surpreender sim e ficar com a taça. O Atlético tem um plantel de qualidade e já mostrou que está entre os grandes da Europa", disse Falcao. Os brasileiros Miranda e Diego Costa estarão em campo pelos visitantes enquanto Kaká e Marcelo devem começar o jogo no banco do Real.O favoritismo, no entanto, fica do lado dos anfitriões, que não perdem o clássico há 25 jogos. A última derrota foi em 1999.

Em caso de empate, o campeão será conhecido nos pênaltis. Mas, independentemente de quem erguer a taça, a Copa do Rei não terá a sua hegemonia abalada. O Barcelona continuará como o maior vitorioso da história do torneio, com 26 títulos, contra 23 do Athletic de Bilbao, seu perseguidor mais direto. Curiosamente as duas equipes fizeram a final passada e o Barça ganhou por 3 a 0.

O Real Madrid, campeão 18 vezes, ganhou pela última vez em 2011, quando derrotou o próprio Barcelona por 1 a 0. Já o Atlético, dono de nove canecos, teve seu último título em 1996, quando fez 1 a 0 no Barcelona.

Apesar de buscarem salvar a temporada, os dois times da capital ganharam títulos de menor expressão no ano. O Real venceu a Supercopa da Espanha, derrotando o Barcelona na final. Já o Atlético ergueu a Supercopa da Europa, humilhando os ingleses do Chelsea na final: 4 a 1.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por